conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Educação

MP e Defensoria Pública pedem adiamento do Enem no Paraná

Nesta sexta-feira (15), diversas entidades do Judiciário emitiram nota conjunta pelo adiamento da aplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Paraná.

A nota foi assinada pelo Ministério Público Federal (MPF), pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), pelo Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), pela Defensoria Pública da União (DPU) e pela Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE).

 A decisão dos órgãos leva em conta as medidas de segurança em meio a pandemia da Covid-19, em especial o distanciamento social e a restrição de aglomerações.

A argumentação é que o grande fluxo de candidatos e familiares nos horários de chegada e saída dos locais de prova, além dos espaços de aplicação dos questionários, impedem o cumprimento dessas determinações.

“O Enem é requisito para a posterior inscrição no Sisu e para a participação no Prouni,portanto, é uma das principais portas de acesso da população de baixa renda ao ensino superior, o que demonstração que será prestado por pessoas que, apesar do recebimento de contrair a doença, transmiti-la aos seus familiares e pessoas com quem convive, de ser internado e até devir ao óbito, se sentirão obrigadas à expor-se ao risco sob pena de serem prejudicadas no seu futuro acadêmico, profissional e financeiro ”, apontam as entidades na nota.

Também foram causadas por causas de entidades do Judiciário de outros estados, sendo que até o momento apenas o Amazonas conseguiu parecer favorável na Justiça para adiar como provas do Enem neste fim de semana.

Atualmente o Paraná conta com 1.582 pacientes internados com Covid-19, sendo esses 740 em leitos de UTI. A taxa de ocupação dos leitos para pacientes em estado grave está em 83%, sendo que a região leste apresenta o pior indicativo com apenas 14% das vagas disponíveis.

Ao todo, são 493.621 casos confirmados desde o início da pandemia e 8.966 mortes.

Confira a íntegra da nota conjunta.

Com Portal Paraná

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença