conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Educação

MP e Defensoria Pública pedem adiamento do Enem no Paraná

Nesta sexta-feira (15), diversas entidades do Judiciário emitiram nota conjunta pelo adiamento da aplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Paraná.

A nota foi assinada pelo Ministério Público Federal (MPF), pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), pelo Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), pela Defensoria Pública da União (DPU) e pela Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE).

 A decisão dos órgãos leva em conta as medidas de segurança em meio a pandemia da Covid-19, em especial o distanciamento social e a restrição de aglomerações.

A argumentação é que o grande fluxo de candidatos e familiares nos horários de chegada e saída dos locais de prova, além dos espaços de aplicação dos questionários, impedem o cumprimento dessas determinações.

“O Enem é requisito para a posterior inscrição no Sisu e para a participação no Prouni,portanto, é uma das principais portas de acesso da população de baixa renda ao ensino superior, o que demonstração que será prestado por pessoas que, apesar do recebimento de contrair a doença, transmiti-la aos seus familiares e pessoas com quem convive, de ser internado e até devir ao óbito, se sentirão obrigadas à expor-se ao risco sob pena de serem prejudicadas no seu futuro acadêmico, profissional e financeiro ”, apontam as entidades na nota.

Também foram causadas por causas de entidades do Judiciário de outros estados, sendo que até o momento apenas o Amazonas conseguiu parecer favorável na Justiça para adiar como provas do Enem neste fim de semana.

Atualmente o Paraná conta com 1.582 pacientes internados com Covid-19, sendo esses 740 em leitos de UTI. A taxa de ocupação dos leitos para pacientes em estado grave está em 83%, sendo que a região leste apresenta o pior indicativo com apenas 14% das vagas disponíveis.

Ao todo, são 493.621 casos confirmados desde o início da pandemia e 8.966 mortes.

Confira a íntegra da nota conjunta.

Com Portal Paraná

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença

Campo Mourão

Esta é a 119ª vitima da doença no município.

Comcam

Entre esses pacientes, 5 estavam na lista de regulação para vaga em leitos de enfermaria e 6 pessoas necessitando de vagas em leito UTI.