conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Comcam

MP Eleitoral recomenda a partidos que não comprem bancos de dados para envio de mensagens no WhatsApp

O Ministério Público Eleitoral do Paraná (MPE-PR) recomendou aos diretórios partidários de Boa Esperança e Mamborê que não comprem pacotes de dados cadastrais de eleitores para o envio de mensagens em massa.

Em documento publicado na última quinta- feira (8), a Procuradora Eleitoral, Clara de Campos Rodrigues alerta que o uso de ferramentas ilegais para propaganda “é crime eleitoral”.

O documento do MPE serve para prevenir, os partidos e candidatos, já que há empresas no mercado oferecendo serviços de “material de campanha para as eleições 2020” com a venda de bancos de dados de celulares com nome, endereço, bairro, renda e data de nascimento de eleitores.

Com a posse dessas informações, forma-se um banco de dados de usuários para o envio pelo candidato (ou por pessoa ou empresa por ele contratada) de mensagens em massa por Whatsapp ou SMS, por exemplo.

No final de 2019, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) editou uma resolução proibindo esse tipo de propaganda e ainda correm no tribunal ações que pedem a cassação da chapa de Jair Bolsonaro (sem partido) por causa da contratação deste tipo de empresas de disparos em massa.

Na recomendação, a promotora citou ainda vedações previstas na Lei das Eleições e ressalta que a intimidade, direito previsto constitucionalmente, é um valor supremo do indivíduo.

Os partidos políticos desses municípios tem um prazo de cinco dias úteis, para comunicar ao Ministério Público às providências adotadas para o cumprimento do disposto nesta recomendação.

Por fim, o documento alerta que a eventual contratação dessas empresas pode caracterizar futuramente crime previsto Código Eleitoral. A depender da magnitude do uso dessas ferramentas ilegais, uma ação de investigação judicial eleitoral para cassação da chapa também pode ser instaurada.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença