conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Comcam

MP investiga médico de Ubiratã que burlou o sistema e tomou três doses da vacina contra a Covid-19

A prefeitura informou que o erro só foi descoberto no momento de realizar o registro na base de dados da vacinação.

Foto: Agência Brasil

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) investiga o caso de um médico pediatra, em Ubiratã, que burlou o sistema e conseguiu receber três doses de vacina contra a Covid-19.

A situação foi denunciada pela 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, após os servidores públicos cruzarem os dados e constatar o fato.

Segundo o MP-PR, o pediatra tomou a primeira dose da vacina CoronaVac em março e a segunda dose logo após 20 dias. Assim, o profissional de saúde concluiu o esquema vacinal.

Entretanto, valendo-se de uma análise equivocada de um exame de pesquisa de anticorpos neutralizantes para Covid-19, o médico procurou novamente a unidade de saúde com exames em mãos e foi imunizado novamente no dia 26 de maio.

Em vídeo publicado nas redes sociais do município de Ubiratã, o Secretário Adjunto de Saúde, Orlando Vieira Filho, confirmou ter ciência do caso. Também informou que o médico conseguiu burlar o sistema de vacinação, pois no dia da terceira dose o registro das imunizações estava sendo realizado de forma manual e não de forma online, e que o erro só foi descoberto, posteriormente na hora de alimentar a base de dados.

Ainda segundo o secretário, foi o município que alertou a 11ª Regional de Saúde do problema e que a repartição levou, então, a informação ao conhecimento do Ministério Público.

Conforme o MP-PR, os promotores receberam a denúncia no dia 7 de julho. No dia 9 de julho, a promotoria entrou em contato com a prefeitura de Ubiratã, pedindo explicações sobre essa situação. 

Questionando como isso aconteceu, quem aplicou a vacina, se outras pessoas estavam presentes, que documentos o médico apresentou, se outras pessoas tomaram mais de duas doses da vacina contra a Covid-19 na cidade. E ainda, como a secretaria municipal de Saúde de Ubiratã faz o controle dos vacinados.

No vídeo, Orlando Vieira Filho, disse que a administração municipal está à disposição para responder todos os questionamentos.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença