conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Educação

MPT recomenda que Governo do Paraná reavalie volta às aulas presenciais

A volta às aulas presenciais no Paraná deve ser reavaliada. Está é a orientação do Ministério Público do Trabalho ao Governo do Estado. O documento foi enviado na terça-feira (2) para Secretário da Educação, Renato Feder e envolve as redes pública e privada. Segundo o órgão, a exposição dos profissionais de Educação e dos estudantes a maior risco de contágio pela covid-19 levará a um aumento dos casos e dos óbitos causados pela doença.

O documento é assinado pela Procuradora Regional do Trabalho, Margaret Matos de Carvalho e o Procurador do Trabalho, Fabrício Gonçalves de Oliveira. Como o texto é apenas uma recomendação, ele já prevê situações para o caso da retomada, anunciada pelo Executivo para 18 de fevereiro em todo o Estado. Neste caso, o MPT pede a organização de comitês representativos de classe, tanto patronais quanto de trabalhadores, para que se observem as regras de saúde e segurança no trabalho.

“Deverão ser programadas ações e medidas necessárias para possibilitar a negociação do transporte privado das trabalhadoras e trabalhadores ou adotada jornada em horários alternativos para reduzir a possibilidade de contágio desses profissionais (próprios, terceirizados ou autônomos) no transporte público.”

Também deverá ser estabelecido o rodízio entre os profissionais de limpeza, portaria, recepção, auxiliares de Educação e professores “que prestarão suas atividades de forma presencial, fixando-se preferencialmente um regime híbrido de prestação de serviços presencial e remoto”.

O documento reforça a necessidade de acesso à internet por todos os profissionais e também o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), higienização e desinfecção de salas, prédios e materiais.

Busca Ativa

Outro ponto destacado pelo MPT é a Busca Ativa por casos de infecção por coronavírus entre os profissionais das escolas. As instituições devem registrar e aceitar o atestado de saúde familiar, que garante isolamento estendido. Este prevê que “o atestado emitido pelo médico que determina a medida de isolamento será estendido às pessoas que residam no mesmo endereço”.

Nas 20 páginas enviadas ao Executivo Estadual e Municipal, o MPT/PR fala de gestão de riscos e saúde ocupacional, como protocolos de barreiras sanitárias e práticas de verificações diárias de saúde.

Segundo o órgão, insistir na retomada, “acarretará exposição dos profissionais da Educação a um risco biológico evitável, num momento em que a única forma efetiva de prevenção é a vacinação em massa, que infelizmente não se encontra ainda disponível para estes profissionais”.

“Ainda, a maior exposição dos profissionais da Educação e dos alunos fatalmente levará a um maior aumento dos casos e dos óbitos, com significativo impacto no sistema de saúde, público e privado.”

Com Plural

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença