conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Comcam

“MST oferece uma possibilidade de solucionar a fome”, diz bispo de Campo Mourão

Dom Bruno participou da inauguração de Capela e Centro de Produção Agroecológica da comunidade Valdair Roque em Quinta do Sol.

Foto: Valmir Fernandes/MST-PR

Dom Bruno Elizeu, Bispo da Diocese de Campo Mourão, participou, na última sexta-feira (22), junto com outras autoridades religiosas e representantes do poder público, da inauguração de dois espaços comunitários do acampamento Valdair Roque, localizado em Quinta do Sol, a capela Santa Catarina e o Centro de Produção Agroecológica Pinheiro Machado.  

Na ocasião, o líder religioso enfatizou o papel da Reforma Agrária para a superação da fome no Brasil, “o Movimento Sem Terra [MST] oferece uma possibilidade de solucionar a fome. Se as pessoas Sem Terra que querem, que têm vocação para trabalhar a terra, tivessem um pedacinho para poder trabalhar, com certeza teria alimento em abundância nas cidades”, afirmou.

O religioso parabenizou a organização e a forma como as famílias camponesas testemunham a fé e garantem a produção de alimentos. “É um povo de fé, temente a Deus, que tem como único objetivo criar sua família aqui na terra, porque tem vocação para trabalhar na terra, e produzir alimento para sua família e o excedente partilhar com os demais”, completou Dom Bruno.

A capela Santa Catarina foi construída com recursos e mutirões de trabalho da própria comunidade. Dom Bruno celebrou a missa inaugural ao lado do padre José Carlos Krause, da paróquia do município, e do padre Dirceu Luiz Fumagalli.

Foto: Valmir Fernandes/MST-PR

O Centro de Produção Agroecológica Pinheiro Machado foi inaugurado no mesmo local em que, no dia 2 junho de 2020, homens armados destruíram lavouras como forma de pressionar pelo despejo das famílias. “Aqui, para nós, é um símbolo de resistência contra as milícias, esse modelo de agricultura que expulsou nosso homem do campo e que nessa nossa luta de retomar a terra, a gente continue enfrentando, libertar essa terra toda das garras do latifúndio. Que isso aqui seja um espaço onde brote leite e mel para saciar a fome do nosso povo”, disse Martina Utemberg, da direção estadual do MST, durante o ato de inauguração do Centro. 

O nome é uma homenagem ao Professor Luiz Carlos Pinheiro Machado, que faleceu no mesmo dia em que a lavoura havia sido destruída. Pinheirão, como era chamado, foi grande propagador da agroecologia, defensor das ideias socialistas e crítico do modelo de produção agrícola capitalista.

Foto: MST-PR

Reconhecimento

A comunidade Valdair Roque é formada por 70 famílias e fica na antiga Fazenda Santa Catarina, de propriedade da Usina Sabarálcool, que acumula enorme passivo jurídico, com 964 ações trabalhistas somente na Comarca de Campo Mourão.

O descumprimento da função social das relações de trabalho levou o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a manifestar interesse na área para destinação à Reforma Agrária, conforme prevê a Constituição Federal. Desde 2018, existe uma recomendação do Ministério Público Federal para que o Incra intervenha junto a este conjunto de ações e execuções trabalhistas para adquirir e destinar a área a famílias acampadas.

Quinta do Sol está entre os pequenos municípios do Paraná, com cerca de cinco mil habitantes. Duas áreas rurais já foram destinadas para assentamentos da Reforma Agrária: Roncador, com 65 famílias, e Marajó, com 58, que faz divisa com Peabirú.

Leonardo Romero (PSD), prefeito da cidade, esteve no evento de sexta-feira no Valdair Roque e afirmou ver a luta das famílias “com bons olhos”. “Em nossa cidade, já temos dois assentamentos e vimos que tem dado certo. É segurar a população no campo, gerar alimento para a população”, disse, garantindo que a prefeitura apoia a efetivação de um assentamento na área.

A prefeitura está seguindo a orientação do Ministério Público para a emissão do Cadastro de Produtores Rurais (CAD-PRO) para as famílias acampadas. A iniciativa atende a uma demanda antiga das famílias Sem Terra.

Também participaram da cerimônia Maurício Kalache, procurador de justiça do Ministério Público, Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Patrimônio Público e à Ordem Tributária, que comentou sobre a emissão do CAD-PRO.

“Os acampados, assentados, quando buscam o cadastro junto ao cadastro de contribuinte de ICMS, eles estão se oferecendo para o Estado para recolher tributos, e como é possível uma resistência por tantos anos. Quem dos homens ricos batem à porta do Estado para dizer ‘eu quero pagar tributos?’ E os trabalhadores e trabalhadoras fizeram esse gesto e não tiveram a porta aberta até recentemente”, apontou. 

Partilha dos frutos da Reforma Agrária

Veranice Marcondes Santos tem 53 anos e vive com a família na comunidade há quatro anos. “Planto batata doce, arroz, feijão, mandioca, quiabo, amendoim, todo tipo de alimento, tudo sem agrotóxico”, contou a camponesa. Desde maio de 2020, a comunidade se organiza para cultivar a Horta Antonio Tavares, voltada à produção para o autossustento e para doações. “É um sentimento bom partilhar […] tem muitas pessoas na cidade passando necessidade, então se a gente tem um pouco a mais não custa doar”.

Cerca de cinco toneladas de alimentos já foram partilhados pela comunidade desde o início da pandemia. A ação faz parte da campanha nacional do MST em solidariedade a quem enfrenta a fome neste período de pandemia e de crise econômica. No Paraná, mais de 790 toneladas de alimentos já foram doados por famílias do MST desde abril de 2020.

O prefeito Leonardo reconhece o papel do acampamento no enfrentamento à fome. “A produção de alimentos tem ajudado muito a gente da cidade. Com essa pandemia, temos sofrido muito com a falta de alimentos, pessoas carentes, sem emprego […]. Muitos alimentos daqui foram para a cidade, de doação. São famílias, crianças, mulheres que hoje estão com a esperança de ter seu lote e trabalhar com dignidade”, garantiu.

A comunidade também participa do Plano Nacional do MST “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”. Somente no Dia da Árvore, 19 de setembro, 3.500 mudas de nativas e frutíferas foram plantadas. “A gente tem que reflorestar porque tem muito lugar que tá secando a nascente, ensinar as crianças a preservar a nascente”, reforçou Verônica.

No evento de sexta-feira, também participaram prefeitos de outras cidades da região, representantes de sindicatos, entidades e deputados estaduais. 

Foto: Valmir Fernandes/MST-PR

Com BdF Paraná

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença