conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Nova cepa esta infectando mais jovens e aumentando 11% período de internação, diz Ratinho Junior

Quase 12% das pessoas internadas por covid-19 no Paraná, nesta terça-feira (23), têm entre 20 e 39 anos.

Governador Carlos Massa Ratinho Junior participa de reunião por vídeo conferência com os governadores de Santa Catarina, Carlos Moisés e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite – Curitiba, 23/02/2021 – Foto: Jonathan Campos/AEN

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), afirmou que jovens infectados com a covid-19 e que evoluem para quadros mais graves da doença têm período 11% maior de internação que idosos no estado.

A afirmação foi feita em uma reunião, nesta terça-feira (23), com os governadores de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além dos secretários estaduais dos respectivos estados.

“Vemos que mais jovens estão sendo infectados e ficando mais tempo nos hospitais, que poderiam ter a doença de forma assintomática ou quadro um leve, e agora não. Essa nova cepa que estamos vendo, do Amazonas e de fora do Brasil, tem feito com que os jovens acabem ficando nas UTIs e ficando 11% mais tempo internados que os próprios idoso. Essa demora tem feito também que os leitos fiquem mais tempo ocupados”, afirmou o governador.

No Paraná, quase 12% das 3.126 pessoas internadas nesta terça-feira com confirmação ou suspeita da covid-19 têm entre 20 e 39 anos, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

No caso da lotação, o estado está com 92% de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adultas exclusivas para covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o governador, a maior circulação do novo coronavírus no Paraná pode estar atrelada ao relaxamento das pessoas em relação aos cuidados após o começo da vacinação no estado.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, citou na reunião o cenário paranaense da pandemia, com mais de 600 mil casos e 11 mil mortes, além de mais de 1,5 milhão de testes do tipo RT-PCR já realizados, o que ajudou a desenhar a circulação do vírus.

Ele também citou que houve uma diminuição no número de testes nos últimos 30 dias e um aumento expressivo de internações em leitos da rede pública ou credenciada.

Segundo Beto Preto, também houve um aumento de 600% no número de pacientes encaminhados para as centrais de regulação de leitos nos últimos dez dias.

“Recebemos pacientes mais agravados e há um maior tempo de permanência média nas UTIs, principalmente naqueles com mais de 60 anos. Além disso chegamos perto do limite em relação a recursos humanos para atender os novos leitos e estamos vendo novas cepas do vírus em circulação. Mudou o perfil dos internamentos”, destacou o secretário Beto Preto.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença