conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Todos

O Terreno é da UPES!

Ontem em reportagem bastante interessante o jornal Gazeta do Povo trouxe a tona o problema que a UPES vem enfrentando para manter o terreno de sua sede no bairro do Juvevê em Curitiba (foto acima Jornal Gazeta do Povo). Não foi a primeira matéria que a Gazeta fez sobre o caso e tenho que reconhecer que foi uma matéria bastante boa. Esse que vos fala esteve lá semana passada e viu que a resistência vai continuar até que um veredicto favorável aconteça.

Entenda o Caso

A disputa pela posse do terreno começou em 1995, quando um cidadão (que os mais antigos no movimento sabem quem é, mas prefiro não citar o nome – RA) vende a área por R$ 7 mil reais ou seja valor muito, mas muito abaixo do que vale o imóvel (se você compra alguma coisa com valor muito abaixo do que realmente vale, no mínimo você fica desconfiado não é mesmo, e confirmado o roubo, você pode ser enquadrado em crime de receptação não é mesmo? – RA). Todos reconhecem a transação, mas como falamos acima esta é irregular. Em 2005 o comprador inicial vendeu a escritura do terreno para uma empreitera. No ano passado, esta empresa conseguiu a reitegração de posse (muito duvidosa) e a sentença foi cumprida na manhã do último dia 8 de Agosto, quando houve agressão a estudantes que defendiam a sede e os responsáveis pela empreitera foram presos pela PM.

Acredito que um espaço como esse além de ser de utilidade pública, é um espaço histórico para a sociedade paranaense e deve permanecer com a entidade, não pode ficar a merce da especulação imobiliária. O grande advogado Luis Edson Fachin(foto acima) pegou o caso de graça e é uma das esperanças. A minha sugestão é que caso esse embrólio não se resolva na justiça, o Governador Roberto Requião desaproprie a área e a seda em definitivo a UPES. Motivos não faltam como eu apontei acima.

Momento nostálgico

Não escondo que fiquei profundamente triste com o ocorrido e quando cheguei ao terreno e não vi a simples casinha fiquei bastante chateado. Lá tive experiências incríveis, participei de reunião, debates, conversas com amigos, fiz amigos que considero muito, joguei muito war (ninguem é de ferro) passei fome quando foi preciso, e naquele espaço recebi muito carinho e apoio de meus camaradas logo depois do ocorrido na Batalha da COPEL. Alías estava lá também quando ocorreu o ataque nas Torres Gemeas em Nova Yorque e acompanhei tudo pelo radinho, junto com a camarada Charlene. Bons momentos que outros jovens do Paraná com certeza também terão o direito de passar.

Bom, a batalha continua e estaremos aqui divulgando os fatos!

3 Comentários

3 Comments

  1. Paulo Bocatto

    25 de agosto de 2009 às 18:43

    Os movimentos estudantis estão comprometidos com o governo,foi-o tempo que havia lisura e independencia,é uma vergonha ver entidades importantes como a UNE recebendo verba (propina) de qualquer governo que seja.
    Isso é um assunto que envergonha toda uma geração passada.

  2. Aline

    26 de agosto de 2009 às 16:39

    E a nostalgia continua…

    Bom foram mts coisas..vividas lá reunião intermináveis..reuniões que decidiram o movimento estudantil no estado encontros de grêmios ..encontros da galera era um espaço mto importante.. casa p/ mtos diretores..nossa casinha..O TERRENO É DA UPES..E DE TODOS OS ESTUDADES …

  3. Aline

    26 de agosto de 2009 às 16:50

    Só pra lembrar as entidades estudantis são mantidas pelo dinheiro do própio movimento assim podendo ser INDEPENDENTE como a sede da Upes mts vezes feito parceria com grêmios do estado inteiro pra pagar sua conta de luz agua..nunca dependemos de doação ou dinheiro publico pra manter a nossa sede..e sim o própio movimento sustenta seus diretores eleitos democráticamente temos venda de carteiras eventos culturais e mtas outras formas de nos manter financeiramente..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença