conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Política

Opinião: Sobre as manifestações de 13 e 15 de março.

Manifestações

Manifestações

Por Raoni de Assis

As manifestações do dia 13 e do dia 15 deixaram claramente expostos os erros estratégicos cometidos pelo PT e pela presidenta Dilma nos últimos meses. Não porque houve mudança no quadro político de outubro para cá, tendo em vista que os manifestantes não foram eleitores de Dilma e do PT nas últimas eleições.

Os protestos de domingo por todo o Brasil trouxeram as ruas o público que em outubro último votou contra a presidente Dilma e o PT optando por candidaturas de oposição. Com exceção de São Paulo, onde a mobilização foi realmente grande (segundo o DataFolha 210 mil pessoas, segundo a PM 1 milhão), nas demais capitais os números foram menores do que o esperado pelos organizadores “apartidários”. A estratégia da oposição é clara: não deixar sair da pauta política o clima eleitoral para tentar desgastar o governo e embaralhar o debate. E aí vale tudo: reunir no mesmo barco desde grupos que pedem a intervenção militar, outros que querem Impeachment (e acreditam piamente que Aécio assumiria a presidência) e até mesmo pessoas que querem a saída do PT mas não querem o Impeachment.

O que deve ser analisado pelo PT é como reagir a esta situação. No período eleitoral, o partido e a candidata Dilma procuraram estar mais próximos das pautas de esquerda, do movimento social e isso surtiu um efeito muito positivo de apoio a presidenta e ao PT. Milhares de pessoas foram às ruas para contrapor as mobilizações dos tucanos e criou um caldo cultural que poderia contribuir para que o segundo governo Dilma avançasse nas mudanças em um rumo mais popular.

Contudo, a Presidenta Dilma não procurou fortalecer este sentimento que se formou no período eleitoral. Ao contrário. Dilma conseguiu esfriar aquela “onda vermelha” que foi as ruas e garantiu uma suada vitória para a Presidenta e o quarto mandato popular no Brasil.

Desde a formação do ministério, o descontentamento cresceu na base de apoio popular da Presidenta que começou a ficar desmotivada. Nomes como de Kátia Abreu, Gilberto Kassab e Joaquim Levy foram “engolidos goela abaixo” pelos militantes do PT e também de outras forças políticas progressistas que compõem o governo. A justificativa para formação de tal ministério tão longe do que foram as reais forças que a levaram a vitória, era justamente a disputa no Congresso – o mais conservador dos últimos tempos.

Mas essa virada ministerial não garantiu a vitória no congresso, aliás a derrota mostrou que de nada adiantou essa guinada. Depois disso, as medidas tomadas por Levy e pelo governo no que tange a política econômica também desagradaram a muitos militantes além de alguns recuos em benefícios dos trabalhadores.

Aliás a “governabilidade” buscada por Dilma só mostrou o quanto é necessária uma reforma política. O atual modelo só faz com que esse tipo de barganha esteja muito enraizada no jogo político brasileiro. O financiamento privado de campanha é, sem dúvida, o berço da corrupção no Brasil.

Soma-se a isso, a disposição das grandes mídias de contribuir para fortalecer as manifestações e desgastar o governo, haja visto o que fez a Rede Globo durante todo o domingo, 15. Os jornalistas da Globo News nem procuravam disfarçar mais…

O ministro Aloízio Mercadante deu a seguinte declaração no domingo à tarde: “É fácil manifestar contra, difícil é manifestar a favor” ao analisar as manifestações do dia 13 a 15.

Eu, particularmente, discordo. Não é difícil reunir a massa para apoiar as transformações necessárias que o país precisa e pautar a urgente Reforma Política, que na minha opinião é a principal pauta do momento. As eleições provaram isso. O que o PT e a Presidenta Dilma devem fazer é não apenas tentar a conciliação com as forças que a estão esmagando e sim fortalecer os avanços e as forças que podem defende-la. Ou Dilma procura recuperar este apoio rumo a uma política mais próxima àquela que a levou a vitória ou quando perceber que isso era necessário não haverá mais ninguém para apoiá-la.

A tática de conciliação não ajudará Dilma agora. O discurso centrado no desenvolvimento econômico não consegue mais sustentar o governo e isso era previsível desde o início. Sem mudanças estruturais, como na educação, muitos que ascenderam durante o governo do PT acabaram comprando o discurso de ódio de uma elite muito raivosa e conservadora e sendo cooptada por ela. Jovens atualmente não conheceram o que foram os anos 90 e a mídia não irá ajudar em uma comparação justa, ao contrário.

Nada é tão atual como a frase de Paulo Freire: “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor”.

Para mobilizar e sair da defensiva que a mídia conservadora e grupos poderosos estão impondo é preciso fazer aquilo que Dilma defendeu na campanha “governo novo, ideias novas”. Propor uma refomra política, propor uma democratização da mídia e procurar apoio popular.

A bandeira deve ser Reforma Política Já! Pelo fim do financiamento empresarial de campanhas.

2 Comentários

2 Comments

  1. Paulo Braga

    16 de março de 2015 às 10:09

    Concordo com a análise em todos os sentidos. Parabéns!

  2. Dalton Carlos

    17 de março de 2015 às 0:32

    Raoni não o conheço pessoalmente mas já te considero pacas. Ótimo texto, análise lúcida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença