conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Comcam

Pacientes com AME necessitam de rápida assistência, alerta o deputado Douglas Fabricio

Deputado Douglas Fabrício (Cidadania) em pronunciamento na Assembleia. Foto: Divulgação

Não é possível afastar a obrigação do Estado fornecer medicamento prescrito a paciente nos casos em que pode acarretar greve dano à saúde e há risco de morte. Com esse entendimento o deputado estadual Douglas Fabrício (Cidadania) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) nesta segunda-feira (8) para se pronunciar a respeito da Atrofia Muscular Espinhal (AME).

A AME é uma doença genética, atrofia os músculos e diminui gradativamente a força muscular. Com o tempo, a criança para de engolir, falar, engatinhar, sentar e perde os estímulos básicos e pode falecer. O paciente passa a precisar de ventilação não invasiva e um respirador para evitar que ele tenha uma parada respiratória.

Este é o caso do pequeno Vinícius de Brito Samsel, morador de Engenheiro Beltrão, ele precisa tomar o Zolgensma – conhecido como o medicamento mais caro do mundo – antes de completar os dois anos de idade.

A orientação agora é que Vinicius precisa tomar o Zolgensma antes de completar os dois anos de idade. Segundo o deputado estadual, o acesso ao medicamento é difícil e caro e o tratamento necessita do trabalho de vários especialistas.

“O remédio custa R$ 12 milhões e o Vinicius também precisa de tratamento. Temos algumas crianças no Paraná com esta enfermidade. Em São Paulo e Brasília a justiça já deu liminar para os pacientes receberem o remédio. Aqui no Paraná negaram. Nenhuma criança recebeu esse medicamento. Temos que mudar isso”.

O deputado Douglas argumenta que a família apresentou uma carta solicitando que o Paraná providencie profissionais para tratar a AME e que os pacientes recebam o remédio. “Ao tomar conhecimento já manifestamos aos deputados estaduais e federais do Paraná a necessidade de os pacientes terem acesso ao tratamento e ao remédio. O AME é uma doença rara que afeta um em cada onze mil nascimentos. Vamos trabalhar politicamente para garantir essa assistência”, disse o deputado Douglas.

Vinícius de Brito Samsel, morador de Engenheiro Beltrão. Foto: Reprodução Facebook.

O parlamentar conheceu a história do Vinícius, de 1 ano, filho dos jovens Rayane de Brito Pereira e Welton Douglas Samsel. A criança, no terceiro mês de vida, começou a mudar o comportamento, menino agitado estava mais quieto, as perninhas não se movimentavam tanto, o banho estava calmo. Preocupados, Rayane e Welton pagaram uma consulta com pediatra que encaminhou o bebê ao neuropediatra.

Após diversos exames, o resultado veio: com apenas quatro meses de vida, Vinícius foi diagnosticado com AME, tipo 1, o grau mais severo.

Para retardar o avanço da doença, o primeiro remédio foi receitado: Spinraza. A família conseguiu o medicamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), junto com seu leite. Conforme o relato das equipes médicas, ele apresenta resultado ao longo das doses e permite que a criança não perca mais ainda seus movimentos.

Para Douglas, a demora na resolução deste problema tanto no âmbito do SUS tanto no âmbito judicial constitui um perigo a vida do paciente portador da AME.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença