conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Páginas do Governo do Paraná voltam a funcionar após ataque de hackers

Sites de agências, secretarias e portal transparência sofreram invasão na noite de sexta-feira (16).

Páginas do Governo do Paraná sofreram ataque de hackers na noite da sexta-feira. Foto: Reprodução

Os sites do Governo do Paraná que foram invadidos por hackers, na noite de sexta-feira (16) voltaram a funcionar na manhã deste sábado (17), segundo a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

Entre os sites invadidos estava o das secretarias de Saúde, Agricultura, Segurança, Portal da Transparência, Agepar, Ipem, Detran e da Casa Militar, entre outros.

Ao abrir as páginas, o internauta encontrava somente uma tela com a mensagem: “Imposto é roubo” e a assinatura do grupo ND Amazonas (Noias do Amazonas) que assumiu a autoria do ataque cibernético. 

Leandro Moura, presidente da Celepar, classificou a atitude irresponsável, principalmente neste momento da pandemia, quando tantos profissionais e a própria população dependem de dados e atendimentos disponibilizados pelo governo através dos sites oficiais. 

“Em plena pandemia, sites de hospitais tiveram que preventivamente sair do ar, o Portal do Coronavírus, que é o centro de informação da pandemia do Governo e também inúmeros outros sites de serviços ao cidadão ficaram indisponíveis, por conta da prática criminosa desses hackers em plena pandemia e estão pichando diversos portais governamentais em vários estados da Federação. A origem já foi identificada”, declarou Moura.

Outros estados

Conforme as postagens do grupo de hackers NDA Amazonas em sua conta de Twiter, eles estão desde o início de março atacando diversos sites dos governos estaduais como o do estado do Acre, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Goiás, além de páginas municipais como Guarulhos, Votuporanga, Cruzeiro e Nova Florestas. 

Com informações AEN

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença

Campo Mourão

Esta é a 119ª vitima da doença no município.

Comcam

Entre esses pacientes, 5 estavam na lista de regulação para vaga em leitos de enfermaria e 6 pessoas necessitando de vagas em leito UTI.