conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Educação

Pais e Professores são contra a volta as aulas presenciais, diz App-Sindicato

A retomada das aulas presenciais ainda este ano é vista com preocupação por pai e educadores por conta do alto risco de contagio da covid-19. Na semana passada, o governo do Paraná informou que as atividades devem voltar a partir de setembro com esquema de revezamento e limite de pessoas no ambiente a cada dia.


Sindicato dos Trabalhadores de Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) afirmou que a pandemia do novo coronavírus não está controlada no estado para que o Governo do Paraná anuncie a possibilidade de retorno das atividades presenciais em setembro. O Paraná encerrou o mês de junho com 22.623 casos do novo coronavírus, porém terminou o mês de julho com mais do triplo de casos chegando a um total de 75.300 pessoas infectadas, desses 6.496 casos foram diagnosticados entre crianças e jovens de 0 a 19 anos de idade, faixa etária que esta atualmente cumprindo isolamento social, mas com a retomada das aulas voltarão a circular pelas cidades.

Especialistas da Fiocruz afirmam que jovens desenvolvem quadros mais leves da doença, mas fazem parte do ciclo de contágio e podem transmitir o vírus ainda que sem sintomas. A escola é muito propícia para a transmissão entre as crianças, que brincam e conversam juntas em ambiente fechado e voltam para casa, onde podem transmitir o vírus para a família, acelerando ainda mais a curva de contaminação.

Para a diretora da App-Sindicato Walkiria Olegário Mazeto, “O Paraná não tem uma pandemia controlada para anunciar possível retorno às aulas presenciais. O protocolo é baseado em medidas internacionais de prevenção ao coronavírus, mas as aulas nestes países só voltaram depois que os números de casos e mortes caíram e a situação foi completamente controlada”.

Ainda de acordo com o sindicato, o retorno não foi o suficientemente discutido pelo comitê montado pelo governo, não foram apresentados indicadores sobre o controle da pandemia que apontem para a segurança do retorno das atividades em setembro. E anunciou que os pais terão o direito de decidir se envia seu filho a escola ou não, para Inês Nogueira, mãe de um adolescente de 16 anos “essa consulta parece que o governo esta me perguntado se autorizo que meu filho seja contaminado.”

Outro alerta levantado por educadores e pais, a preocupação com os avós, que foi bastante discutida nas primeiras semanas da epidemia, segue atual: com a reabertura do comércio e de escritórios, os pais precisam voltar a trabalhar e as crianças acabam ficando sob os cuidados de um familiar mais velho, que pode estar no grupo de risco, para além do perigo que os professores e todos os profissionais que trabalham na escola correm de ser contaminados.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença