conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Paraná altera Plano de Vacinação e imunizará pessoas com comorbidades e gestantes

Estado altera o escalonamento do grupo prioritário e inclui o imunizante Pfizer.

O Paraná alterou o Plano Estadual de Vacinação contra a covid-19 nesta semana. As decisões foram pactuadas durante a 2ª reunião do ano da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR). Dentre as alterações, destacam-se o escalonamento do grupo prioritário “pessoas com comorbidades” e a inclusão de mais um imunizante.

O Estado continuará seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI) e, por este motivo, incluiu a vacina Pfizer/BioNTech na lista, juntamente com a AstraZeneca/Oxford e Coronavac/Butantan.

De acordo com as instruções atualizadas do Ministério da Saúde sobre condições associadas de risco, foi incluído no grupo de pessoas com comorbidades crônicos renais, gestantes, puérperas e pessoas portadoras da Síndrome de Down, de acordo com a priorização da vacinação descrita no Plano Estadual atualizado.

O Paraná possui 1.328.677 pessoas com comorbidades e gestantes e puérperas e 400.682 pessoas com deficiências permanentes e graves. O primeiro Plano contemplava 4.049.801 paranaenses elencados nos grupos prioritários. Nesta 3ª atualização o número subiu para 4.790.988 pessoas.

Segundo o plano estadual, pessoas com Síndrome de Down, com doença renal crônica e gestantes e puérperas serão vacinadas independentemente da idade, enquanto a vacinação daquelas com comorbidades ou deficiência permanente severa, nesse primeiro momento, alcançará apenas aqueles que têm entre 55 e 59 anos. A operacionalização consta no plano estadual (anexo III) e está sendo pactuada com os municípios.

16° lote

Esta programado para o Paraná um 16ª lote com mais 406.100 doses de vacinas. Na manhã deste sábado (1º) já chegaram 14.600 doses da Coronavac, destas 2.747 irão para primeiras doses para profissionais da segurança pública e salvamento, além das Forças Armadas, e 8.103 devem ser usadas para realizar o reforço das segundas doses para trabalhadores de saúde e profissionais da segurança pública e salvamento.

Nos próximos dias chegará 391.500 da Covishield (Oxford/AstraZeneca/Fiocruz) e deste lote serão reservados 235.991 doses para a primeira imunização do novo segmento prioritário e outras 116.269 doses serão destinadas para continuar a vacinação de primeira dose de pessoas com 60 a 64 anos. 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença