conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Paranaenses chegam ao fim do ano um pouco mais endividados

Pesquisa da CNC e Fecomércio PR mostra que 92% das famílias possuem dívidas.

Os paranaenses chegam ao fim do ano um pouco mais endividados. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR), 92% das famílias paranaenses possuíam algum tipo de dívida em novembro. É o maior percentual de famílias endividadas no mês de novembro de toda a série histórica e o mais alto desde agosto de 2013, quando chegou a 93,5%.

No cenário nacional, o nível de endividamento do consumidor brasileiro vem crescendo gradativamente nos últimos 12 meses, chegando a 75,6% no mês passado.

Inadimplência

Apesar do endividamento em ritmo crescente, com a segunda alta consecutiva, a inadimplência vem caindo desde junho no Paraná. Os paranaenses com contas atrasadas foram 18,5% no mês passado e os que reconheciam não ter condições de quitar seus débitos eram 6,2%, uma queda de 42,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. No Brasil, a redução das famílias sem condições de pagar suas dívidas foi de apenas 12,2% na variação anual.

O Paraná registra o menor percentual de famílias com contas em atraso e de famílias que não terão condições de pagar as dívidas em atraso desde 2012. Essa melhora na solvência está relacionada à reestruturação e renegociação das dívidas. O Relatório de Cidadania Financeira 2021 do Banco Central mostra que apesar do aumento do endividamento nos meses iniciais da pandemia, o recebimento do Auxílio Emergencial contribuiu para a diminuição da inadimplência entre os brasileiros que já usavam crédito, tendo em conta a duração do benefício e alterações na composição do crédito dos beneficiários, em especial aqueles de mais baixa renda que compõem o Cadastro Único. A inflação e o aumento das taxas de juros também fazem com que os consumidores fiquem mais cautelosos e priorizem o pagamento das dívidas já contraídas.

Em novembro, segundo a CNC, o tempo médio de atraso no pagamento das dívidas no Paraná foi de 63 dias, sendo que maior parte dos atrasos (44,2%) já era superior a 90 dias, configurando o denominador típico do indicador de inadimplência. As famílias com atraso no pagamento até 30 dias corresponderam a 23%, e com atraso entre 30 e 90 dias foram 32,8%.

Segmentação por renda

As famílias de maior renda (acima de 10 salários mínimos) estão se endividando mais desde setembro e chegaram a 97,6% em novembro, atingindo o terceiro maior índice já registrado pela pesquisa. A relativa folga no orçamento e a falta de estímulo no pagamento à vista faz com que esse perfil de consumidor se sinta mais confiante em parcelar seus gastos, com a utilização, sobretudo, do cartão de crédito, que concentrou 85,9% das dívidas nesta faixa de rendimentos em novembro. A renda mais alta também favorece o pagamento das dívidas adquiridas, tanto que estas famílias tiveram, no mês passado, o menor índice de atrasos no pagamento de toda a série histórica do estudo, realizado desde janeiro de 2010.

O índice de endividamento também subiu entre as famílias de menor renda, ao passar de 88,6% em outubro para 90,7% em novembro. Assim como nas famílias com renda mais alta, o endividamento segue em tendência de alta entre as que ganham menos de dez salários mínimos, mas as condições de pagamento estão melhorando desde junho, o que indica a priorização da quitação das contas em aberto.

Tipo de dívida

O cartão de crédito concentra a maior parte das dívidas dos paranaenses, com 68,3%. O financiamento de veículos tem sido outro grande motivo de endividamento e segue em aumento, ultrapassando os 10%, desde maio, chegando a 18,2% em novembro, sobretudo entre as famílias de menor renda, entre quais correspondeu a 20,9% das dívidas no mês passado, ante 5,5% entre as famílias de maior renda.

O financiamento imobiliário somou 7,4% no mês passado e também é maior entre as famílias com renda abaixo de dez salários mínimos, com 8,2%, ante 3,7% entre as famílias com renda acima deste patamar.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença