conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Poder público e órgãos do controle dizem colaborar com MP desde início das investigações no Lar dos Velhinhos

A presidente e o gerente do Lar do Velhinho foram afastados pela Justiça.

A Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social, Controle Social, Conselho Municipald do Idoso, Conselho Municipal de Assistência Social e Fórum das Entidades de Campo Mourão, informaram, através de nota, que têm ciência da ação contra o Lar dos Velhinhos Frederico Ozanan, inclusive agem como colaboradores na investigação.

O escândalo do afastamento da presidente e de um gerente do Lar veio a público na sexta-feira (26), após a Justiça conceder uma liminar na ação da Promotoria de Justiça de Campo Mourão que apura irregularidades na instituição.

De acordo com a ação, as investigações constataram “a existência de atos que violam frontalmente o direito à saúde física e mental, à cultura, ao lazer, ao respeito e à dignidade dos idosos abrigados na instituição”.

A nota conjunta do Poder público com órgãos do controle social dizem acompanhar de perto o tratamento dispensado aos idosos nesta casa de repouso. Essa fiscalização constante permite identificar casos como os de agora que são alvos do processo.

“Tanto o poder público quanto os órgãos do controle social, Fórum das Entidades e demais funcionários (equipe técnica e de apoio) do Lar dos Velhinhos colaboraram com as ações realizadas pela Promotoria de Justiça subsidiando este órgão para a tomada de providências e zelando pela integralidade dos idosos. Inclusive, o compromisso dos funcionários implicou na demissão de alguns deles por não cumprirem ou questionarem as decisões do responsáveis em questão.”

A nota também diz que devido a apuração das irregularidades os recursos públicos destinados ao Lar “foram contingenciados e ou bloqueados incluindo os recursos destinados ao Fundo Municipal do Idoso, decorrentes da destinação do Imposto de Renda.”

O asilo já estava sendo monitorado por causa do surto de covid-19 que levou a óbito 11 internos no ano passado.

Veja nota completa abaixo. 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença