conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Poder público e órgãos do controle dizem colaborar com MP desde início das investigações no Lar dos Velhinhos

A presidente e o gerente do Lar do Velhinho foram afastados pela Justiça.

A Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social, Controle Social, Conselho Municipald do Idoso, Conselho Municipal de Assistência Social e Fórum das Entidades de Campo Mourão, informaram, através de nota, que têm ciência da ação contra o Lar dos Velhinhos Frederico Ozanan, inclusive agem como colaboradores na investigação.

O escândalo do afastamento da presidente e de um gerente do Lar veio a público na sexta-feira (26), após a Justiça conceder uma liminar na ação da Promotoria de Justiça de Campo Mourão que apura irregularidades na instituição.

De acordo com a ação, as investigações constataram “a existência de atos que violam frontalmente o direito à saúde física e mental, à cultura, ao lazer, ao respeito e à dignidade dos idosos abrigados na instituição”.

A nota conjunta do Poder público com órgãos do controle social dizem acompanhar de perto o tratamento dispensado aos idosos nesta casa de repouso. Essa fiscalização constante permite identificar casos como os de agora que são alvos do processo.

“Tanto o poder público quanto os órgãos do controle social, Fórum das Entidades e demais funcionários (equipe técnica e de apoio) do Lar dos Velhinhos colaboraram com as ações realizadas pela Promotoria de Justiça subsidiando este órgão para a tomada de providências e zelando pela integralidade dos idosos. Inclusive, o compromisso dos funcionários implicou na demissão de alguns deles por não cumprirem ou questionarem as decisões do responsáveis em questão.”

A nota também diz que devido a apuração das irregularidades os recursos públicos destinados ao Lar “foram contingenciados e ou bloqueados incluindo os recursos destinados ao Fundo Municipal do Idoso, decorrentes da destinação do Imposto de Renda.”

O asilo já estava sendo monitorado por causa do surto de covid-19 que levou a óbito 11 internos no ano passado.

Veja nota completa abaixo. 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença

Campo Mourão

Esta é a 119ª vitima da doença no município.

Comcam

Entre esses pacientes, 5 estavam na lista de regulação para vaga em leitos de enfermaria e 6 pessoas necessitando de vagas em leito UTI.