conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Polícia Civil do Paraná alerta população sobre golpe do presente

Em posse dos dados da vítima, os golpistas utilizam o pretexto de entregar um presente para tirar uma foto de seu rosto. A imagem é utilizada para fazer o reconhecimento facial solicitado por instituições financeiras.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) alerta a população sobre um novo tipo de golpe que vem sendo praticado por criminosos: o do presente. Em posse dos dados da vítima, os golpistas utilizam o pretexto de entregar um presente para tirar uma foto do rosto. Essa imagem é utilizada para fazer o reconhecimento facial solicitado por instituições financeiras.

Os golpistas costumam entrar em contato com a vítima por telefone ou mensagem, informando que possuem um presente de uma determinada loja para entregar, que normalmente são flores, chocolates ou produtos de beleza. No momento da entrega, o golpista insiste que precisa de uma fotografia para confirmar o envio e, posteriormente, os estelionatários utilizam a foto, juntamente com os dados pessoais, para liberar financiamentos de veículos ou empréstimos bancários.

O golpe é praticado geralmente no dia do aniversário da vítima, mas, de acordo com a delegada Raisa Scariot, os estelionatários também aproveitam esse período de recesso e férias para cometerem o crime, já que as pessoas estão acostumadas a receber presentes em épocas como estas.

A PCPR recomenda que a população redobre a atenção e fique atenta ao recebimento de qualquer tipo de benefício, em qualquer ocasião. “Nunca, para entrega de presentes, será necessário que a vítima forneça documentações ou tire uma fotografia. Então, não permita que um entregador faça qualquer tipo de fotografia do seu rosto”, destaca a delegada.

Caso esta situação aconteça, é importante verificar se existem empréstimos ou cobranças indevidas sendo realizadas. Se a vítima perceber movimentações indevidas em seu nome, deve registrar imediatamente um Boletim de Ocorrência através das delegacias da PCPR ou através do site https://www.policiacivil.pr.gov.br/BO.

Para as pessoas que registrarem o BO online, ainda é preciso comparecer a uma delegacia. “A vítima precisa representar a ocorrência na delegacia após o registro do BO, porque sem ela não é possível dar causa a uma instauração criminal”, orienta Raisa.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença