conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Comcam

Pregoeiro de Fênix é multado por falta de cláusulas essenciais em edital de licitação

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) multou em R$ 4.301,60 o pregoeiro do Município de Fênix Nilson Cristiano Meira Aleixo. O motivo foi a ausência de cláusulas essenciais no edital e na minuta do contrato do Pregão Presencial nº 19/2020, cujo objetivo é a aquisição de material escolar e de expediente por essa prefeitura. Cabe recurso contra a decisão.

Os itens faltantes consistem nas previsões de índices de multa, juros de mora e correção monetária em caso de atraso nos pagamentos devidos pela prefeitura à eventual vencedora da licitação. A sanção, prevista na Lei Orgânica do TCE corresponde a 40 vezes o valor da Unidade Padrão Fiscal do Estado do Paraná (UPF-PR). O indexador, que tem atualização mensal, valia R$ 107,54 em novembro, quando o processo foi julgado.

A decisão resultou da procedência parcial de representação interposta pela empresa Ativa Mall Comércio de Utilidades Ltda. Por meio da peça, a interessada também alegou que o instrumento convocatório do certame continha item ilegal que restringia a participação na disputa somente a microempresas e empresas de pequeno porte sediadas no Município de Fênix.

Os conselheiros, que, em juízo liminar, haviam suspendido cautelarmente o andamento da disputa em virtude desse motivo, não vislumbraram irregularidade na questão quando do julgamento do mérito. Para eles, a prefeitura demonstrou, em sua defesa sobre o caso, a possibilidade de realizar a restrição territorial, assim como comprovou os benefícios que poderiam ser trazidos ao município pela medida.

No entanto, como o edital não apresentou justificativa apropriada para a referida limitação, foi emitida recomendação à administração municipal para que, em futuros certames com previsão semelhante, apresente razões detalhadas para a decisão, inclusive com a apresentação de plano de ação.

Em seu voto, o relator do processo, conselheiro Artagão de Mattos Leão, seguiu o mesmo entendimento manifestado pela instrução da Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM) e pelo parecer do Ministério Público de Contas (MPC-PR) sobre o caso. Os demais membros do órgão colegiado do TCE-PR acompanharam, de forma unânime. Com isso, o procedimento licitatório poderá ser retomado.

Com TCE-PR

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença