conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

PrEP, pílula para evitar HIV, já está disponível na rede SUS de Campo Mourão

Esta disponível gratuitamente, há cerca de dois meses, na rede de saúde pública de Campo Mourão, a Profilaxia pré-exposição (PrEP), medicamento que previne a infecção do vírus HIV.

Pessoas que convivem com portadores do vírus HIV e que se expõem continuamente por relação sexual sem preservativo têm direito a usar uma combinação de medicamento. Trata-se de um protocolo do Ministério da Saúde que o município já oferece desde o mês de agosto no SAE (Serviço de Ambulatório Especializado).

“Estamos introduzindo o PrEP para as pessoas que queiram fazer uso. Já estamos preparados, com treinamento realizado”, explica a enfermeira responsável pelo SAE, Ana Lúcia Cardoso.

A “pílula anti-HIV”, como vem sendo conhecida, a  PrEP,  é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV que impede o vírus causador da aids infectar o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus. A PrEP é uma combinação dos medicamentos tenofovir (300mg) + truvada (200mg) e é fornecida através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a enfermeira, a combinação dos dois medicamentos bloqueia alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. “Se você tomar PrEP diariamente, a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe em seu corpo. Mas é bom deixar claro que só tem efeito se tomar os comprimidos todos os dias”, reforça.

Também está disponível a PEP (Pós-Exposição), que é outro medicamento, para ser utilizado, por exemplo, por pessoa que tenha sido vítima de violência sexual por portador de HIV. No SAE de Campo Mourão funcionam os ambulatórios de HIV/Aids, DST, Hepatites virais, Unidade de dispensação de medicamentos antiretrovirais e Centro de Testagem e Aconselhamento.

Mais informações pelo telefone 3529-3347

Com informações Assessoria PMCM

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Comcam

Entre esses pacientes, 5 estavam na lista de regulação para vaga em leitos de enfermaria e 6 pessoas necessitando de vagas em leito UTI.

Campo Mourão

Decisão foi tomada diante do aumento de casos da covid-19 e a lotação de leitos hospitalares.

Paraná

Quase 12% das pessoas internadas por covid-19 no Paraná, nesta terça-feira (23), têm entre 20 e 39 anos.