conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Comcam

Programa de castrações atendeu 379 animais em Mamborê

Na ultima quinta-feira (29) e sexta-feira dia (30) a cidade de Mamborê foi contemplada pelo programa de castração gratuita de cães e gatos.

O programa foi idealizado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, promovido através do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria, em parceria com a Prefeitura Municipal de Mamborê e apoio da Associação de Solidariedade Animal de Mamborê (ASAM). No total foram castrados 379 animais, entre cães e gatos.

O Programa de castrações de cães e gatos é inédito no país e busca o controle populacional dos animais e a prevenção de zoonoses, foram castrados animais de rua, de tutores de baixa renda, do canil municipal e entidades protetoras. O programa tem como objetivo atender famílias de baixa renda (até dois salários mínimos). Até três animais podem ser castrados por endereço entre cães ou gatos de cinco meses a sete anos, machos ou fêmeas de todos os portes.

A castração de cães e gatos está inserida no escopo da Saúde Única, conceito que integra a saúde humana, a saúde animal, o ambiente e a adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades. Os animais castrados também têm menos chances de desenvolver tumores mamários, câncer de próstata, de ovário e de útero.

A castração aconteceu dentro do Castra Móvel, uma unidade totalmente equipada com centro cirúrgico, sala de recuperação, sala de preparo, autoclave, aparelhos de anestesia inalatória, monitor Multiparamétrico, entre outros, o que garante um atendimento de qualidade.

Todos os animais foram cadastrados no Pet Amigo – Cadastro Estadual de Animais de Companhia, no site www.pia.pr.gov.br, para sair com um microchip. O aplicativo também permite a divulgação de pets desaparecidos e encontrados, para potencializar e agilizar a localização de animais domésticos que se perdem ou são retirados de seus tutores.

Via Cidade Destaque
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

Decisão foi tomada diante do aumento de casos da covid-19 e a lotação de leitos hospitalares.

Paraná

Quase 12% das pessoas internadas por covid-19 no Paraná, nesta terça-feira (23), têm entre 20 e 39 anos.

Campo Mourão

Esta é a segunda confirmação neste domingo (14) no município.

Campo Mourão

Após 19 dias de internação para tratamento do vírus, ele apresentou boa evolução do quadro clínico de saúde.