conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Comcam

Programa de castrações atendeu 379 animais em Mamborê

Na ultima quinta-feira (29) e sexta-feira dia (30) a cidade de Mamborê foi contemplada pelo programa de castração gratuita de cães e gatos.

O programa foi idealizado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, promovido através do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria, em parceria com a Prefeitura Municipal de Mamborê e apoio da Associação de Solidariedade Animal de Mamborê (ASAM). No total foram castrados 379 animais, entre cães e gatos.

O Programa de castrações de cães e gatos é inédito no país e busca o controle populacional dos animais e a prevenção de zoonoses, foram castrados animais de rua, de tutores de baixa renda, do canil municipal e entidades protetoras. O programa tem como objetivo atender famílias de baixa renda (até dois salários mínimos). Até três animais podem ser castrados por endereço entre cães ou gatos de cinco meses a sete anos, machos ou fêmeas de todos os portes.

A castração de cães e gatos está inserida no escopo da Saúde Única, conceito que integra a saúde humana, a saúde animal, o ambiente e a adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades. Os animais castrados também têm menos chances de desenvolver tumores mamários, câncer de próstata, de ovário e de útero.

A castração aconteceu dentro do Castra Móvel, uma unidade totalmente equipada com centro cirúrgico, sala de recuperação, sala de preparo, autoclave, aparelhos de anestesia inalatória, monitor Multiparamétrico, entre outros, o que garante um atendimento de qualidade.

Todos os animais foram cadastrados no Pet Amigo – Cadastro Estadual de Animais de Companhia, no site www.pia.pr.gov.br, para sair com um microchip. O aplicativo também permite a divulgação de pets desaparecidos e encontrados, para potencializar e agilizar a localização de animais domésticos que se perdem ou são retirados de seus tutores.

Via Cidade Destaque
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença