conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Programa de vocações regionais avança na região de Campo Mourão

Programa é uma iniciativa da Invest Paraná com o objetivo de criar estratégias para o desenvolvimento baseado na produção local.

Região de Campo Mourão avança no Programa de Vocações Regionais. Foto: Divulgação SEDEST

Durante evento virtual realizado na sexta-feira (9), a Invest Paraná, agência de atração de investimentos do Estado, apresentou o Programa de Vocações Regionais Sustentáveis aos membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Codecam), autoridades locais e representantes do comércio e do setor produtivo do município.

O objetivo do programa é promover o crescimento econômico e o desenvolvimento social a partir da ampliação do acesso a mercados para produtos e serviços provenientes das vocações regionais sustentáveis do Paraná.

Em uma primeira fase, serão feitas pesquisas e coleta de dados e informações para a definição do plano de implementação do programa. Em cooperação com diversas instituições internacionais, a equipe da Invest Paraná baseou-se em exemplos da Alemanha e do Japão para desenvolver a metodologia a ser implementada no Estado. Os dois países utilizam a estratégia de valorização das produções de pequenas regiões para atender às demandas do mercado.

Durante o encontro, que reuniu cerca de 50 pessoas, o prefeito Tauillo Tezelli (Cidadania) falou sobre a cadeia de valor de equipamentos médicos, hospitalares, odontológicos e estéticos presente na região.

“O município vem se preparando ao longo dos últimos anos para impulsionar ainda mais a produção do setor. Há bastante organização e mobilização e estamos muito felizes em receber as contribuições do Programa de Vocações Regionais Sustentáveis”, destacou.

Segundo Giancarlo Rocco, diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, muitos dos ativos selecionados no Estado coincidem com os já relatados no conhecido Programa Arranjos Produtivos Locais (APL). “O objetivo agora é usarmos metodologias de desenvolvimento brasileiras e internacionais para irmos além da questão de mapeamento e identificação dessas cadeias”, afirmou.

Bruno Banzato, assessor da Invest Paraná responsável pelo programa, destacou que a implementação da metodologia na região de Campo Mourão se dará de forma mais autônoma.

“O município já possui uma organização muito grande envolvendo prefeitura, Codecam, Acicam, Fundação Educere, sindicatos, universidades e diversas lideranças locais, e essa rede de mobilização será responsável pela aplicação do programa aqui na região”, afirmou. “Estamos bastante otimistas e confiantes, pois esse envolvimento e comprometimento local são essenciais para o sucesso da iniciativa”.

Os próximos passos são a preparação técnica para o lançamento do programa em Campo Mourão e o início prático dos trabalhos. As ações serão capitaneadas pelo município a partir de orientação e apoio técnico da Invest Paraná.

Com AEN

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença