conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Programa que levará internet e computadores às escolas estaduais e municipais de C. Mourão teve licitação autorizada

Imagem: Agência Brasil

O repasse de recursos do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), será licitado pelo governo do Paraná. A informação foi dada pela Prefeitura de Campo Mourão na manhã dessa segunda-feira (21), o município é um dos beneficiários do projeto no Estado.

O “Educação Conectada” é um programa que visa apoiar a universalização do acessa à internet de alta velocidade e formentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica. Serão investidos cerca de R$ 5 milhões, por meio do Fundo Social do BNDES e em parceria com o Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB).

Em Campo Mourão foram contemplados todos os colégios estaduais e as escolas municipais: Bento Mossurunga, Ethanil Bento de Assis, Gurilândia, Parigot de Souza, Paulo VI, Monteiro Lobato, Florestan Fernandes, Nicon Kopko, Urupês e Constantino de Medeiros.

“A proposta é oportunizar a melhoria do processo de aprendizagem dos estudantes das escolas públicas por meio de arranjo institucional entre prefeituras e Estado”, explica a secretária municipal de Educação, Tânia Caetano, que no ano passado participou de reuniões para tratar do assunto junto com a equipe técnica do município.

O Programa Educação Conectada, que tem por objetivo levar internet e computadores às escolas, havia gastado, até agosto, zero dos R$ 197,4 milhões de seu orçamento, segundo relatório da ONG Todos pela Educação, com base em dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi).

Ainda segundo dados da ONG, o principal motivo para o atraso na execução de projeto tão importante se deu, principalmente, pelo congelamento do orçamento do Ministério da Educação (MEC) solicitado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no início da pandemia de coronavírus.

Com a suspensão das aulas presenciais, o ensino a distância ganhou importância para diminuir os prejuízos ao ano letivo. Mas muitas localidades brasileiras enfrentam internet ruim ou nem mesmo têm acesso.

O desbloqueio desses recursos só foi autorizado recentemente, no início de setembro, a pedido do MEC.

Da Redação com Assessoria 

 

Leia Também:

Douglas Fabrício aprova recursos para aperfeiçoar internet nas escolas

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença