conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Quatro deputados estaduais têm mandatos cassados pelo TRE

Perdem o mandato Luiz Fernando Guerra (União), Ricardo Arruda (PL), Delegado Fernando (Republicanos) e Coronel Lee (PSD); O motivo seria uma possível fraude na cota de gênero de um dos partidos da coligação.

Coronel Lee, Delegado Fernando, Luiz Fernando Guerra e Ricardo Arruda. Foto: Alep

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) decidiu, por unanimidade,  nesta segunda-feira (4), cassar a chapa completa de deputados estaduais eleitos pelo Partido Social Liberal (PSL), atual União Brasil, em 2018 por fraude no preenchimento das cotas de gênero pela coligação PSL/PTC/Patriota.

De acordo com denúncia do Ministério Público Eleitoral, a chapa incluiu o nome de duas mulheres como candidatas a deputada estadual sem seu consentimento, apenas para o cumprimento da cota legal.

A manobra levou o plenário do TRE-PR a determinar a perda do mandato dos deputados Luiz Fernando Guerra (União), Ricardo Arruda (PL), Delegado Fernando (Republicanos) e Coronel Lee (PSD), todos do antigo PSL.

No total, o  PSL, partido que elegeu o presidente Jair  Bolsonaro (PL) em 2018, elegeu oito deputados no Paraná, mas nenhum tem mandato ativo na Assembleia Legislativa do estado.

Outros quatro já haviam perdido o mandato depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou Fernando Francischini (União) por disseminação de fake news contra as urnas eletrônicas e determinou a recontagem dos votos. Com isso, perderam o  mandato outros três parlamentares: Emerson Bacil, Do Carmo e Cassiano Caron.

Os 603 mil votos recebidos pela coligação PSL/PTC/Patriota em 2018 deverão ser considerados nulos e o quociente eleitoral deverá ser recalculado para definir quais deputados devem assumir mandato.

A decisão ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença