conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Ratinho nomeia homem branco para gerir Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial

Rogério Carboni, que também é secretário estadual de Desenvolvimento Social e Família.

Ratinho nomeia homem branco para gerir Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial

O governador Ratinho Junior (PSD) nomeou o atual secretário de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, como secretário interino da Mulher e da Igualdade Racial do Paraná. 

A oficialização foi publicada em Diário Oficial na edição da última quinta-feira (12) e gerou manifestações de mulheres nas redes sociais. Leia mais abaixo.

Em nota, o governo garantiu que a chefe para a pasta será uma mulher. Disse, também, que a nomeação de Carboni e o acúmulo da função foi necessário “para dar andamento a questões burocráticas, já que a pasta foi desmembrada da que Carboni estava à frente, a antiga Secretária de Justiça, Família e Trabalho”.

Além da pasta da Mulher e Igualdade Racial, Carboni também acumulará interinamente uma terceira secretaria sem chefia anunciada: da Justiça e Cidadania.

No segundo mandato do governador Ratinho Junior, o primeiro escalão conta com 24 pastas. Destas, 20 tiveram nomes formalizados. Apenas duas são mulheres e um é negro. 

O governo não adiantou quando ocorrerá a definição dos nomes que comandarão as secretarias atualmente com chefias interinas.

Manifestações

A indicação de Carboni gerou reações. Pelas redes sociais, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Guarapuava repudiou a nomeação de um homem para o cargo, avaliando a nomeação como uma “afronta às lutas pela representatividade”.

“É colocar à frente de uma pasta simbólica uma figura que representa o status quo, homens brancos no poder. É o completo oposto das reivindicações que lhe chegarão! É o completo oposto da luta que essa pasta representa”.

Com G1

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença