conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Respeitável Circo: conheça os bastidores da trajetória de um artista circense

Dailson Lima o jovem que saiu da zona sul de São Paulo para conquistar o mundo com sua arte.

Quem nunca se encantou ao assistir uma apresentação de um circo? Já imaginou fazer todas aquelas coisas incríveis que os artistas circenses fazem? Pois é, esse foi o mesmo pensamento de anos atrás do artista circense Dailson Lima, que saiu da zona sul de São Paulo para conquistar o mundo com sua arte. 

Dailson José de Queiroz Lima, ou simplesmente Dailson Lima, se apaixonou pelo circo ainda na adolescência, onde conheceu um projeto social na periferia de São Paulo chamado Clube Escola. Nesse projeto ele deu seus primeiros passos na sua carreira circense, alcançando um rápido progresso, conquistando o primeiro lugar na categoria circo escola da mostra competitiva da 5ª Palhaçaria Paulistana. 

Com isso, decidiu dar mais um passo, fez uma prova para concorrer a uma bolsa de estudos no Centro de Formação Profissional em Artes Circenses (CEFAC), ao qual estudou por cerca de um ano, e em seguida entrou para um dos mais renomados grupos de ginástica e circo de São Paulo, o Grupo Acrobático Juliu’s, conquistando o pódio em competições como a Taça Metropolitana de Ginástica Acrobática e a Taça Metropolitana de Ginástica de Trampolim. 

“Quanto maiores eram os desafios na minha trajetória, mais eu tinha que focar nos treinos e objetivos, em busca de aperfeiçoar minhas técnicas circenses e desenvolver meu potencial artístico!”, conta Dailson.

Com toda essa disposição, empenho e dedicação, ele resolveu buscar desafios ainda maiores. Fez um teste extremamente rigoroso para entrar na tão almejada Escola Nacional de Circo (ENC-Funarte) no Rio de Janeiro, concorrendo com artistas circenses do Brasil inteiro. Foi de lá que o artista começou a conhecer o país de ponta a ponta, sendo convidado pela ENC a representá-la em diversos festivais de circo pelo Brasil, inclusive o Festival de Circo de Campo Mourão. 

Ainda na cidade maravilhosa, Dailson integrou elencos de diversas Cias e Circos como, Trupe Anamã (fundada por Dailson Lima e seus colegas da ENC), Cia Irmãos Brothers, Circo do Topetão, Circo Leoni, Circo dos Sonhos (Marcos Frota) e o famoso Trio Asgard (também fundado por ele e seus colegas da ENC). 

Sua arte também lhe proporcionou trabalhos na telinha, como comerciais da Bacardi exibida mundialmente, Nike e outros. Além disso, participou como dublê profissional de novelas da Rede Globo de Televisão e filmes, como “Confissões de Adolescente” dirigida Daniel Filho e exibida na plataforma Netflix.

Foi com o Trio Asgard que Dailson abriu sua carreira internacional. Ele entrou no Circo Darix Togni, levando seu talento para países como Marrocos, Itália e França. 

Com esta experiência, recentemente o artista também decidiu se envolver na arte de ensinar. “Atualmente, estou dedicado em capacitar outros artistas. É uma grande honra participar do crescimento profissional de alguém. Claro que ainda estou na ativa como artista circense, porém minha nova paixão é dar aulas. Quem sabe surjam novos desafios no futuro, afinal, assim como o circo, eu também amo um bom desafio.”

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença