conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Todos

Reunião na Comcam discute destinação final do lixo

Foto: Assessoria Comcam

Uma reunião na tarde desta quinta-feira (3), entre prefeitos da região, discutiu a destinação de resíduos sólidos nos municípios. O encontro aconteceu na sede da Comcam e contou a presença de representantes da empresa Vitalink, de Ponta Grossa.

Durante a reunião, a sócia-proprietária da Vitalink, Patrícia Tuma Hilgemberg, discutiu com os prefeitos algumas tecnologias de destinação final do lixo. No encontro, ficou definido que os municípios farão o levantamento da quantidade de resíduos produzidos para que a empresa apresente, baseado nos dados, um plano de viabilidade técnica com uma solução eficiente e sustentável para a região para a destinação final de resíduos sólidos.

 “Como os municípios tem muita dificuldade de tratar o lixo de forma adequada e sustentável e deficiência na parte econômica, é um gargalo hoje no poder público você poder tratar o lixo com eficiência. Nós procuramos a Funasa (no Ministério da Saúde) para que a gente pudesse viabilizar este projeto de destinação adequada através de tecnologia. Hoje há no mercado existe várias tecnologias, mas cada uma com a especificidade de cada município”, comentou Patrícia.

De acordo com a presidente da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), Angela Kraus (PSDB), prefeita de Farol, o lixo é hoje uma das principais preocupações dos prefeitos, principalmente após a sanção da lei 12.305/2010, cobrada desde 2014 pelo Ministério Público para que os municípios cumpram a mesma. “Os promotores estão cobrando uma vez que o lixo não sendo tratado de forma adequada impacta na saúde da população de uma forma absurda”, comentou.

 Angela lembrou que o lixo gera afluente (chorume), que se não for tratado de forma adequada segue para o lençol freático, contaminando a água utilizada pela população para consumo. “Ficou acordado que os municípios irão passar as informações básicas à empresa, como quantidade de resíduos que cada um gera, forma da disposição final para a empresa trabalhar em um plano de viabilidade técnica e operacional e econômica deste projeto e apresentar aos prefeitos, definindo a melhor tecnologia a ser implementada na Comcam para destinação final do lixo”, acrescentou a prefeita.

Presentes

Participaram da reunião os prefeitos Tauillo Tezelli (Campo Mourão); Wilson Carlos de Assis (Iretama); Sueli Silva (Rancho Alegre do Oeste); Julio Frare (Peabiru); Rogério Rigueti (Engenheiro Beltrão); Carlos Caxão (Corumbataí do Sul); e a presidente da Comcam, Angela Kraus, prefeita de Farol.

 

Com informações da Assessoria Comcam

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença