conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Ruth Deitos é a empreendedora destaque de Campo Mourão em 2020

No início de março próximo, dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a empresária mouraõense Ruter Deitos (Restaurante “A Varanda”) será homenageada com a entrega do Prêmio “Empreendedora Destaque/2020” de Campo Mourão e região em cerimônia que vai acontecer em Caiobá, no litoral do Estado. A honraria é outorgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio) e a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Paraná (Cmeg).

Ruth Deitos, como é mais conhecida, foi escolhida pela Cmeg/Campo Mourão para receber a honraria representando a unidade regional da Cmeg/Paraná. Ela é a décima empresária do Município a receber o prêmio instituído em 2009. No final da última semana, a empresária – de 85 anos – foi surpreendida em seu restaurante – um dos mais tradicionais e renomados da cidade – com a visita da diretoria da Cmeg/Campo Mourão para comunicar a conquista do prêmio de reconhecimento.

Cada uma das cerca de 20 unidades da Cmeg no Paraná elege a sua Empreendedora Destaque e todas recebem a honraria em cerimônia que acontece no centro de eventos do Sesc Caiobá.

A homenageada

Nascida em 12 de setembro de 1934, na localidade de Javorá (Município de Joaçaba/Santa Catarina), Ruth Deitos migrou para Campo Mourão com seus pais – Sabino Deitos e Norma Peres – e seus irmãos no início de 1954. Seu pai trabalhou por três anos como pintor na cidade e, em 1957, adquiriu o Hotel Paraná (precursor do atual  Paraná Palace Hotel).

Com 20 anos, Ruth Deitos passou a trabalhar no restaurante do hotel, onde atuou por 18 anos. Em 1987 instalou o Restaurante A Varanda, que por cerca de sete anos funcionou em uma casa de madeira nas imediações da Casa da Amizade (Rotary Clube). Seu primeiro cliente foi o agrônomo José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo Agroindustrial Cooperativa. A Empreendedora Destaque/2020 ainda lembra o prato pedido por ele há 33 anos: Filé a Varanda. Com orgulho, ela ressalta que o líder cooperativista ainda é cliente da casa.

Posteriormente, o restaurante passou a funcionar na esquina da rua Francisco Albuquerque com a avenida José Custódio de Oliveira, onde permaneceu por cerca de 20 anos. Atualmente, o Restaurante A Varanda funciona anexo ao Paraná Palace Hotel.

Ruth Deitos é mãe de Prescila Deitos Javorski e avó de Gabriel e dos gêmeos Lourenzo e Maria Valentina. É ainda irmã do ex-deputado estadual e federal Darcy Deitos, que também ocupou importantes cargos no Governo do Estado (in memoriam). No restaurante ela comanda uma equipe de sete colaboradores de terça-feira a domingo. Entre os pratos servidos mais pedidos estão às iguarias a base de bacalhau, congro rosa e camarão, além do Filé ao Molho Madeira e do Bife a Parmegiana. O prato da casa – Filé a Varanda – continua no cardápio e também é muito pedido pelos clientes.

   Mesmo aos 85 anos – 65 deles trabalhando diretamente na cozinha -, Ruth Deitos vai todos os dias para o fogão, preparando carnes, molhos e outras comidas. Ela acentua que não pensa em parar de trabalhar: “Só paro quando não puder mais”, ressalta.

   Sobre o prêmio, Ruth Deitos explica que ficou muito emocionada quando foi surpreendida pela visita da diretoria da Cmeg/Campo Mourão, liderada pela presidente Ester de Abreu Piacentini, para comunicar-lhe da conquista da honraria. “Não sabia nem o que falar, tanta era a emoção pela homenagem. Foi a primeira vez que recebi uma homenagem do tipo e sou muito grata”, finalizou.

Galeria

Estas são as outras nove empresárias de Campo Mourão que já conquistaram o Prêmio Empreendedora Destaque: 2009 – Lídia Aparecida Cordeiro Fernandes; 2010 – Leila Maria Tonello da Luz; 2011- Margarete Grassi; 2012 – Iracema Tavares Daleffe; 2013 – Joana da Silva de Souza; 2014 – Micalina Lachowski Silveira – “Nina”; 2015 – Ivone França; 2016 – Lilian Achôa Claudino; 2019 –  Edilaine Maria de Castro

Entre os quesitos para a outorga do prêmio estão: história pessoal e profissional de determinação e superação, estar atuando há pelo menos dois anos na atividade (de maneira formal ou informal), ter conquistado a credibilidade de seus clientes e fornecedores, formando uma marca própria; preocupação com a qualidade de seus produtos e serviços, bem como com o comprimento de prazos e com a qualidade no atendimento a fornecedores e clientes; ser reconhecida pela comunidade.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença