conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Saúde divulga regras de prevenção ao coronavírus durante o Finados

A Secretaria de Estado da Saúde publicou a Nota Orientativa nº 52 que contempla as recomendações mínimas necessárias para prevenção da Covid-19 nos feriados e datas festivas que normalmente proporcionam viagens, reuniões e que possuem potencial para aglomeração de pessoas.

“A pandemia não terminou. Por isso, reforçamos a recomendação de manter distanciamento, evitar deslocamentos desnecessários, evitar aglomeração e cuidar da higiene das mãos”, afirma o secretário da Saúde, Beto Preto. “São medidas conhecidas e simples, mas que podem salvar a vida de muitas pessoas.”

Horários

Na Nota Orientativa, a Secretaria da Saúde recomenda que os municípios e gestores dos cemitérios garantam a abertura desses espaços minimamente de sábado (31/10) a quarta-feira (04/11), em horários estendidos.

Recomenda que orientem a população para antecipar ou postergar a visita aos cemitérios, de forma que o fluxo de pessoas seja diluído ao longo de mais dias e não se concentre na segunda-feira (02).

A nota traz, ainda, a proibição de limpeza e manutenção dos túmulos e jazigos no feriado e o consumo de comidas e bebidas nos cemitérios. Os serviços de ambulantes e vendas em frente aos locais estão proibidos para evitar aglomerações.

Crianças e pessoas de grupos de risco (idosos, grávidas, lactantes e portadores de doenças crônicas) não devem frequentar os cemitérios no próximo fim de semana e dia de finados.

“Recomendamos, também, a não realização de celebrações religiosas presenciais, como missas, cultos e outros ritos, a fim de evitar a reunião de muitas pessoas”, ressalta o secretário Beto Preto.

Prevenção

Embora a pandemia já se estenda por meses, a Secretaria da Saúde  reforça que as principais medidas de prevenção seguem as mesmas e encontram-se compiladas em 4 pilares fundamentais: distanciamento físico, higiene de mãos, limpeza e desinfecção e comunicação e orientações gerais de prevenção.

Além destas orientações, é obrigatório por força de lei o uso de máscara facial em todo o território do Estado do Paraná.

Confira a Nota Orientativa número 52

Com AEN

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença