conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Saúde realiza novo levantamento de infestação do mosquito Aedes aegypti

Agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde iniciaram nesta terça-feira (06) mais um Levantamento de Índice (LIRA) de infestação do mosquito Aedes aegypti. Para a averiguação a cidade foi dividida em localidades e o resultado deverá ser divulgado na sexta-feira (9).

“Esse levantamento será realizado em todo o Brasil por orientação do Ministério da Saúde na primeira quinzena de outubro. O objetivo é identificar onde há maior incidência do vetor”, explica o coordenador do Comitê Gestor, Carlos Bezerra. Ele lembra que o Lira realizado no mês passado apontou 0,52 por cento de infestação.

“Voltar a fazer esse levantamento para nós é interessante porque já realizamos o trabalho de bloqueio nos poucos locais onde foram constatados focos do mosquito”, frisa Bezerra. Ele explica que o LIRA é feito por amostragem e por isso não são visitados todos os imóveis. “A cidade é dividida em regiões, onde são sorteadas quadras e nessas quadras coletadas amostras”, esclarece.

A amostragem do LIRA tem valor estatístico e serve de base para o trabalho de combate ao mosquito. O índice de infestação é obtido a partir dos resultados das amostras analisadas em laboratório. “Além da infestação do vetor, o Lira aponta os tipos de criadouros e de imóveis onde ele é encontrado”, afirma Bezerra.

Da Assessoria PM/CM

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença