conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Comcam

Segurança desativa Cadeia Pública de Peabiru e implanta unidade feminina em Mamborê

Mudança fazem parte de um projeto que prevê a desativação de 41 carceragens de delegacias e o fechamento definitivo em 15 municípios. Objetivo é a gestão plena do Depen.

Cadeia Pública de Peabiru é desativada e cadeia feminina é implantada em Mamborê, no Noroeste do Paraná – Foto: SESP

O Departamento Penitenciário concluiu nesta terça-feira (20) a transferência de todos os presos e presas da Cadeia Pública de Peabiru. Além disso, reclassificou o perfil dos presos da Cadeia Pública de Mamborê. Essa unidade prisional passa a ser destinada exclusivamente a mulheres.

A mudança faz parte de um projeto da Secretaria da Segurança Pública iniciado no final de 2020 e que prevê a desativação de 41 carceragens de delegacias e o fechamento definitivo em 15 municípios de todo o Estado. O objetivo é encaminhar os apenados à gestão plena do Depen.

De acordo com o secretário Romulo Marinho Soares, a integração das forças de segurança da região para mudanças deste cunho agrega proteção aos moradores locais. “Estas transferências são muito importantes para o desempenho das atividades dos policiais civis da região, uma vez que, liberados do cuidado dos presos, podem dedicar-se integralmente aos serviços de investigação e elucidação de crimes”, disse.

Foram movimentados 110 presos. Os que se encontravam em situação provisória foram realocados para a Cadeia Pública Campo Mourão I e os condenados para a Campo Mourão II. Outras dez presas foram encaminhadas à Cadeia Pública de Mamborê.

A ação contou com o emprego de grande aparato de segurança, agentes do Setor de Operações Especiais da Regional de Maringá (SOE), apoio de policiais civis da 16ª Subdivisão Policial de Campo Mourão e policiais militares.

Para o Coordenador Regional do Depen de Maringá e Cruzeiro do Oeste, Luciano Brito, as transferências de carceragens possuem um impacto positivo na ressocialização da população carcerária. “Estas medidas contribuem para uma melhor execução penal, tanto para os presos como para as presas. O Depen pretende elevar os programas de ressocialização para as mulheres presas na região de Campo Mourão com a implantação da unidade feminina na cidade de Mamborê, assim como elevar os níveis de segurança pública”, disse.

A medida foi possível com a abertura da nova unidade do Depen em Campo Mourão – a Cadeia Pública de Campo Mourão II, que foi inaugurada em dezembro de 2020, ampliando em 382 vagas o Sistema Penitenciário local. O investimento total na obra foi de R$ 12,3 milhões. Seguindo o plano da Secretaria da Segurança Pública, em janeiro de 2021, a desativação da Cadeia Pública de Iretama também foi concluída.

Cadeia Pública de Peabiru é desativada e cadeia feminina é implantada em Mamborê, no Noroeste do Paraná – Foto: SESP

Investigativo

O Delegado Chefe da 16ª SDP, Nilson Rodrigues da Silva, explica que os integrantes da sede da subdivisão policial de Campo Mourão não terão mais que se preocupar com o trabalho carcerário. “O esvaziamento da Cadeia Pública de Peabiru e a transferência das presas para a Cadeia Pública de Mamborê agrega no trabalho investigativo da Polícia Civil e oferece os devidos cuidados aos apenados, que agora ficarão nas estruturas do Depen”, afirma.

As Cadeias Públicas onde os presos ficarão a partir de agora são de gestão plena do Depen, incluindo bens móveis e imóveis, despesas e contratos de alimentação. A transferência também resulta, inclusive, na melhora da assistência aos presos e familiares.

Ubiratã

Na semana passada a Secretaria da Segurança Pública do Paraná concluiu na transferência de mais quatro carceragens de delegacias da Polícia Civil para o Departamento Penitenciário. Os 202 presos condenados que ainda estavam em unidades das cidades de Ubiratã, Matelândia, São Miguel do Iguaçu e Santa Helena foram transferidos para o Complexo Penitenciário de Foz do Iguaçu.

Com AEN

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença