conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Educação

Sem kit de prevenção à Covid-19, Paraná adia reabertura das escolas

Atraso na entrega de kits de proteção contra o coronavírus ocasionou o adiamento, por mais alguns dias, do retorno das atividades extracurriculares presenciais nas escolas públicas e particulares do Paraná. A notícia foi dada pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), no sábado (17).

Estão autorizadas 54 escolas, do ensino infantil ao médio, de 30 cidades de todo o estado. Na região da Comcam, apenas o Colégio Helena Kolody de Terra Boa fará esse retorno.

Apesar de o retorno ter sido liberado a partir desta segunda-feira (19), a expectativa, agora, é que os estudantes estejam nas escolas na próxima  quarta-feira (21).

Segundo o secretário de educação, Renato Feder, o motivo do atraso na entrega dos kits seria do fornecedor dos materiais. Os kits auxiliarão na higienização e proteção dos profissionais da educação nas escolas. A secretária ainda informou que sem os kits não haverá reabertura.

Colégio Estadual Helena Kolody de Terra Boa

Critérios 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) encaminhou ofício para o Ministério Público do Paraná (MPPR) no último dia 1º onde se compromete a seguir alguns critérios para a volta às aulas. Entre eles:

  • o controle da transmissão da doença com RT inferior a 1,0 e a diminuição constante na incidência, em pelo menos 50%, de casos confirmados e suspeitos, durante um período de três semanas;
  • o sistema de saúde deve estar apto para detectar, testar, isolar e tratar pacientes e para rastrear seus contatos;
  • os riscos de surto devem estar minimizados;
    devem ser adotadas medidas preventivas, com a apresentação de um plano detalhado de medidas sanitárias, higienização e garantia de distanciamento entre as pessoas no ambiente escolar, salas de aula e transporte;
  • administrar os riscos de casos da doença originados de outros lugares; e orientar e instrumentar a comunidade para se adaptar às novas regras.

Posição dos Profissionais de Educação

Representantes dos professores, a App-Sindicato, esta orientando que a categoria e a comunidade que não retorne às escolas.

O presidente do sindicato, professor Hermes Silva Leão, destaca a preocupação da entidade com a vida dos trabalhadores, estudantes e suas famílias, diante dos riscos que a medida do governo oferece para aumentar os casos de infecção e mortes pelo novo coronavírus no estado.

Responsabilidade dos Pais

Pais e responsáveis dos estudantes das escolas estaduais deverão autorizar previamente o retorno dos filhos para as atividades por meio de um formulário que deverá ser impresso e entregue na escola.

O documento, que é obrigatório, indica que será de responsabilidade da família a comunicação de possível infecção pelo vírus da covid-19.

Leia Também:

Saiba quais são os 6 critérios para a retomada das aulas presenciais na rede pública do Paraná

Saiba quais são as 54 escolas que retornarão com atividades extracurriculares presenciais

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença