conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Todos

Sindicato dos Bancários realizam ato contra demissões e fechamento de agência do Banco do Brasil

Trabalhadores do Banco do Brasil de todo o país realizaram na sexta-feira (15) o “Dia Nacional de Luta”. A ação foi motivada pelas medidas denominadas de “reestruturação”, anunciadas na última segunda (11), pelo Governo Federal.

Entre as medidas, estão a demissão de 5 mil funcionários, via planos de demissão voluntária, fechamento de agências, transformação de agências em postos de atendimento e a extinção da função e redução de salários de mais de 4,5 mil caixas.

O Sindicato dos Bancários de Campo Mourão participou da mobilização organizando retardamento da abertura de agências, realizando reuniões nos locais de trabalho e divulgando uma Carta Aberta à População.

Segundo Luiz Marcelo Legnani, diretor do Sindicato dos Bancários de Campo Mourão e funcionário do Banco do Brasil, “os funcionários do BB participaram ativamente das mobilizações, pois já perceberam que, se não houver resistência, essas e outras medidas serão implantadas, com a finalidade de preparar o banco para a privatização, contrariando todos os interesses do país”.

Marcelo também informou que a próxima atividade será a realização de uma Plenária, na próxima segunda-feira (18) através de videoconferência, para a elaboração de uma plano de lutas. Segundo Legnani, os detalhes para a participação da Plenária serão divulgados pelos sindicatos assim que possível.

O Banco do Brasil tem mais de 200 anos de história e de serviços ao país, sendo responsável por mais de 60% do crédito para a agricultura, além das dezenas de outras linhas de crédito que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Com essa medida, o governo ressalta uma economia liquida de R$ 353 milhões em 2021, sendo que o banco lucra mais de R$ 1 bilhão/mês. Entre os anos de 2016 a 2020 já foram reduzidos mais de 17 mil funcionários das agências do BB.

Segundo Nivalda Sguissardi presidente do Sindicato, o esvaziamento do banco comprometem a função pública da instituição. “Em Campo Mourão vamos perder uma agência lucrativa, e que em nada justifica seu fechamento. Não está correto expulsar a população das agências. O cliente é que deve escolher  a forma  de atendimento.”

Posição do Governo 

O presidente da República, Jair Bolsonaro, viu o projeto de fechar agências e criar um programa de demissão voluntária como fator de desgaste do governo, que enfrenta a disputa política pelo comando da Câmara dos Deputados.

Embora a iniciativa tenha partido do próprio governo e tenha sido bem vista por forças do mercado a favor da privatização e redução do BB. Segundo informações da Secom, Bolsonaro quer que o projeto de redução do banco seja adiado para depois de fevereiro, mês em que a eleição para a presidência das casas congressuais ocorre.

O fechamento ou não de agência será usada como moeda de troca para ganhar voto nas eleições da Câmara dos Deputados e Senado para os candidatos governistas.

Da Redação com Pactu e Secom

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença