conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Sobe para 2,02% o índice de infestação do mosquito da dengue em Campo Mourão

Das 43 localidades analisadas, em nove o índice ultrapassou 5%, o que é considerado alto risco.

Sobe para 2,02% o índice de infestação do mosquito da dengue em Campo Mourão.

O primeiro Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti (LIRA) realizado este ano pela Secretaria Municipal de Saúde apontou um índice geral de 2,01%. O número representa um aumento em relação ao LIRA realizado no mês de dezembro, que apontou um índice geral de 1,66%. O índice preconizado pelo Ministério da Saúde é abaixo de um por cento.

Das 43 localidades analisadas, em nove o índice ultrapassou 5%, o que é considerado alto risco. Os índices mais altos foram constatados nos jardins:

  • Pio XII (12,50%),
  • Capricórnio (8,33%)
  • Modelo (8,11%)

Em 23 localidades, o LIRA constatou índice zero de infestação. De agosto de 2020 a agosto 2021 foram registrados 38 casos de dengue no município, o que representa uma queda de 94% em relação ao ano passado.

Dos 1.895 imóveis verificados, em 41 foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti, a maioria em residências (73,17%). Os principais criadouros estão no lixo, como plásticos, vidro, metal, papelão e sucatas (46,30%). O índice de infestação é obtido a partir dos resultados das amostras analisadas em laboratório e serve de base para o trabalho de combate ao mosquito.

A coordenadora de campo do Setor de Endemias, Marinalva Ferreira da Luz, alerta sobre os cuidados para não deixar água parada em recipientes. “O trabalho diário dos agentes tem apresentado resultados, mas se a população não colaborar os índices podem aumentar. Temos um caso de dengue comprovado na cidade e 15 aguardando resultados”, ressalta.

Com Assessoria

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença