conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Startup de Campo Mourão conquista principal prêmio da nova economia promovido pelo Sebrae

A startup mourãoense Trucker do Agro conquistou o Conecta Awards, principal prêmio da nova economia promovido pelo Sebrae-PR, durante o Conecta 2020.

A empresa desenvolveu um aplicativo que atua na logística de transporte de produtos, desde a cotação do frete até a entrega, permitindo o controle sobre processos, cotação, contratação e entrega. A startup foi classificada na categoria Referência da região Noroeste, que além de Campo Mourão envolve os municípios de Maringá, Paranavaí, Umuarama e Cianorte.

Segundo o Sebrae, 717 startups paranaenses foram indicadas e a seleção ocorreu por um sistema de votos públicos on-line realizados até o dia 2 de outubro. “Das três finalistas da regional, duas são de Campo Mourão”, observa o diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Akira Azuma.

A outra mourãoense foi a AgroFlux, startup fundada por estudantes da UTFPR e que atua com equipamentos de controle agrícola. Seu principal equipamento é um fluxômetro digital, que permite medir com precisão a vazão de bicos para pulverização agrícola, evitando desperdício para o produtor e diminuindo os impactos no meio ambiente.

Segundo Durval Carneiro, da Trucker do Agro, o setor do Agro é um “mar de oportunidades” para as startups. “Com este cenário de dólar alto e real baixo, os investidores estrangeiros também estão com apetite de investimento em startups do Brasil”, afirma. A Trucker do Agro foi fundada em Campo Mourão, começou praticamente em uma garagem e deve chegar até o final do ano com 20 empregos diretos. Já recebeu investimentos de outros estados e está em negociação com investidores europeus para sua expansão na América Latina.

Campo Mourão no Top 10 

Em pesquisa realizada pelo SEBRAE-PR no ano passado Campo Mourão apareceu pela primeira vez no mapeamento e já figura entre as top 10 do Estado. O município aparece em 9º lugar, com 12 startups no mapa, divididas entre os setores de saúde, energia, biotecnologia, jurídica e construção.

“Da década de 70 até praticamente 2010, o modelo de apoio do setor público era todo baseado em subsídios para atração de indústrias, como doação de terrenos, barracões industriais, isenção de impostos etc. Com o as possibilidades de crescimento em escala dessas empresas de tecnologia, muitas vezes o empreender precisa de uma mesa, cadeira e internet”, observa Azuma.

Campo Mourão já conta com startups que estão trazendo investimentos na casa dos milhões, com o diferencial de gerarem empregos de alta qualificação. “É uma indústria limpa, sem poluentes e que remunera melhor seus colaboradores. Outro efeito é o de reter talentos na cidade”, complementa o diretor.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença