conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Testes de farmácia: PR tem porcentual de casos confirmados de Covid-19 acima da média nacional

Em seis meses, as farmácias brasileiras ultrapassaram a marca de 1 milhão de testes rápidos da Covid-19 realizados, apontou levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), divulgado no sábado (7). O estado do Paraná tem porcentual de casos confirmados acima da média nacional.

Os dados referem-se ao período de 28 de abril a 1º de novembro, totalizando 188 dias. Neste intervalo, 2.162 estabelecimentos registraram 1.039.294 testagens, o que equivale a uma média de 5.528 atendimentos diários, disse a associação.

Para se ter ideia da representatividade da testagem, a marca é superior à população de 15 capitais brasileiras, segundo a Abrafarma. A entidade, fundada em 1991, reúne as 26 maiores redes de farmácias do país, que contam com mais de 8,3 mil farmácias em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. As redes associadas representam 45% das vendas de medicamentos no País.

“As farmácias ganharam relevância como centros de assistência à saúde nessa pandemia, com testes laboratoriais confiáveis, atendimento seguro e especializado aos pacientes. Além disso, elas contribuíram para auxiliar as autoridades públicas na identificação de novos casos e no trabalho de controle da Covid-19”, avalia Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.

Do total de testes, 148.437 deram positivo (14,28%) e 890.857 (85,72%) foram negativos. Ao todo, 14 estados brasileiros registram um porcentual de casos confirmados acima da média nacional. A lista reúne cinco estados da Região Norte (Amazonas, Amapá, Acre, Pará e Rondônia), seis do Nordeste (Ceará, Paraíba, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte), dois do sudeste (Rio de Janeiro e Minas Gerais) e um do Sul (Paraná). Apenas Rio Grande do Sul e Santa Catarina apresentam índices abaixo de 10%.

O levantamento ainda revela uma curva ascendente na quantidade total de testes nas duas últimas semanas. Na semana de 26 de outubro a 1º de novembro, esse número cresceu 85,07% em comparação aos sete dias anteriores. “Isso ocorre exatamente dois meses depois do último pico, quando o crescimento havia sido de 86,07%”, explicou a Abrafarma.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença