conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

UPA atendeu quase 1% da população com sintomas de covid no fim de semana

Em Campo Mourão, mais de 800 pessoas com sintomas do covid-19 passaram pela Unidade de Pronto Atendimento no fim de semana

Mais de 800 pessoas com sintomas do covid-19 passaram pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no fim de semana (sábado 27 e domingo 28), em Campo Mourão. Mais da metade desse total teve exames coletados. Confirmou o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, em live na página do município nesta segunda-feira (1º).

Na manhã desta segunda havia quatro pessoas em estado clinico grave na UPA com necessidade de internamento, porém, não há vagas na Santa Casa.

“Infelizmente estamos vivendo uma situação que não queríamos, mas que era prevista. A quantidade de pessoas contaminadas é muito grande, situação que preocupa demais porque a UPA tem limitação de atendimento, mesmo com as contratações que fizemos”, comentou o secretário.

Ele informou que o município solicitou ao Ministério da Saúde mais respiradores para improvisar o serviço de intubação na UPA. “Sabemos que isso não é o ideal, mas diante da situação caótica, é mais uma tentativa para salvar vidas”, explicou. Mais 10 trabalhadores de saúde também serão contratados para fazer atendimento domiciliar no monitoramento de pacientes.

Santa Casa

O diretor técnico do Hospital Santa Casa, o médico Renato Gibim, que também participou da live, disse que o hospital não tem mais onde colocar pacientes.

“Os leitos do SUS e de convênios estão todos lotados. Colocamos mais dois leitos para tentar suprir a necessidade do fim de semana, que foi muito intenso. Recebemos pedidos de vaga para paciente que estava entubado em outras cidades”, relatou o médico.

A diretora administrativa, Lucineia Scheffer, disse que o medicamento utilizado, assim como o oxigênio, é monitorado em tempo real. “Estamos tentando fazer uma reserva de oxigênio, mas a preocupação é que comece a faltar medicamentos na indústria”, observou ela.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença