conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Variante brasileira representa 46,2% dos casos no Paraná

Esta variante é apontada como uma mutação mais transmissível do coronavírus, com potencial de reinfectar quem já teve covid-19.

Ilustração do coronavírus. REUTERS/Phil Noble

Um sequenciamento genômico feito no Paraná apontou que 46,2% das amostras de testes de covid-19 do estado são da variante P1, a mutação brasileira do coronavírus. O resultado do levantamento foi publicado na terça-feira (30) pela Secretaria do Estado da Saúde (Sesa).

A variante P1, que foi identificada pela primeira vez em Manaus, é apontada como uma mutação mais transmissível do coronavírus, com potencial de reinfectar quem já teve covid-19.

O levantamento, conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pela Sesa, analisou 80 amostras de todas as regiões do estado.

Segundo a Sesa, a predominância da variante P1 explica o aumento da taxa de contaminação no Paraná.

“Nos últimos dias, quase metade de dos testes RT-PCR realizados no Paraná tem resultado positivo, ou seja, mais pessoas estão se infectando, e grande parte delas pode estar com a variante P1, que é mais agressiva do que a doença que conhecemos no ano passado”, afirmou o secretário de Saúde, Beto Preto, em nota.

O sequenciamento identificou que 28,8% das amostras eram referentes à variante B.1.1.28, que é anterior à P1, e 11,2% são da variante P2, mutação que foi identificada pela primeira vez no Rio de Janeiro. Também foram identificadas amostrar com a variante britânica do vírus.

“Conhecer a variante pode ajudar a gente a enfrentar a pandemia de uma maneira mais precisa”, afirmou o pesquisador da Fiocruz, Helisson Faoro.

Pico da pandemia

O Paraná chegou a 837.669 casos confirmados do novo coronavírus na terça-feira (30), de acordo com boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O total de pessoas que morreram por Covid-19 no estado chegou a 16.404.

Ao todo, 5.754 pessoas estão internadas com Covid-19 ou suspeita da doença no estado. O número é o maior desde o início da pandemia. Outras 884 pessoas esperam por um leito hospitalar dedicado ao tratamento da Covid-19 no estado.

A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos com a doença, pela rede pública de saúde, é de 95%.

Com informações G1 e Sesa

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença