A pesquisa da CNT sobre estradas no Brasil mostrou o que todo mundo já sabe: As estradas no Brasil não estão em boas condições de uso em sua maioria. Isso é claro foi amplamente divulgado pela imprensa.
O que não foi divulgado é que algumas estradas pedagiadas entraram também nas listas de estradas com condições ruins ou regulares de uso. A Viapara por exemplo apesar de cobrar preços abusivos em suas praças de pedágio, tem 26% de estradas sobre sua concessão nesssa situação.
Segundo a mesma pesquisa, mais da metade das estradas federais e estaduais do Paraná estão em boas condições de uso.
PR 158 – Campo Mourão – Maringá.
A PR 158 que liga as cidades de Campo Mourão a Maringá está entre as consideradas regulares na pesquisa, apesar de cobrar um preço de pedágio absurdo.
A PR 158 que tinha que ter sido totalmente duplicada segundo o contrato de concessão, foi duplicada apenas entre Maringá e Floresta, cerca de 30 km apenas.
Esse tipo de informação você não vê na grande mídia mais esse números fazem com que aquelas perguntas voltem a tona: Vale a pena pedagiar as rodovias? O preço do pedágio não é abusivo? As empresas estão cumprindo com o contrato?
Todas essas perguntas não querem calar.
Bom, é isso.