DEM, PSDB e o menino prodígio PPS ameaçam trancar a pauta do congresso e obstruir a votação se o governo não retirar o regime de urgência do projeto pré-sal que faz com que o congresso tenha 90 dias para votar. Vamos ver se eu entendi. Se não for do jeito que eles querem não se pode fazer nada. Isso não é autoritarismo? Esqueceram de avisar para este pessoal como é fazer parte de uma democracia quando se é minoria nela. A democracia é a vontade da maioria sobre a minoria. É claro que se deve respeitar suas posições mas não deve tentar impo-las.
Bom mas deixa ver se eu entendi mais uma vez: Para votar os projetos de nacionalização do Pré-sal 90 dias é pouco. Mas para aprovar a privatização da telefonia no governo FHC 90 dias deu e sobrou. Não é estranho? Só para recordar o leitor, quando FHC foi privatizar a telefonia mandou para o congresso o projeto em regime de urgência e assim este foi aprovado. Então para entregar ao povo 90 dias e pouco para entregar a iniciativa privada (leia-se aqui Daniel Dantas) 90 dias é o bastante. Além do mais a quanto tempo a discussão sobre o pré-sal está na sociedade. Se a proposta de Lula de 90 dias é pouco, imagina a do Serra de medida provisória sem discussão que adiantamos aqui ontem. O Presidente do PSDB senador Sérgio Guerra, como ja adiantamos aqui ontem é a favor de que se abra espaço para iniciativa privada. (coincidência ou não é o mesmo que está negociando contrato com empresa norte-americana para atacar a Petrobrás).
Na verdade, como também já disse, Lula está certo em manter o regime de urgência. O que a oposição quer é adiar o debate e chegando ao ano que vem, ano de eleição, ninguém vota nada, não se há discussão e se contamina o debate ainda mais com o período pré-eleitoral, e a oposição está jogando em cima disso tentar adiar o debate para uma possível vitória em 2010 ( o que não vai acontecer com Serra) e o marco regulatório ser definido em 2011.
E nessa onda, entra o PIG, que ontem no jornal O Globo, chamou o projeto do Pré-sal de “delírio estatizante”, e que “o mercado esta temerário”. Só para contar os dados as ações da Petrobrás chegaram a cair sim 4 por cento na Bolsa de Nova York, mas já voltaram a subir com o anúncio inclusive da capitalização da empresa pelo governo. É claro que isso não foi noticiada. E assim fica o ping–pong PIG para demos-tucanos, demos-tucanos para o PIG, e assim caminha a humanidade.
Bom, é isso! Fiquem a vontade para comentar!
Rafaela Rocha
2 de setembro de 2009 às 15:05
Importante vc falar do PIG no final Raoni. O PIG tá envenenando o processo do pré-sal. Não divulgou, sequer tocou no assunto dos jornais europeus adimirando a iniciativa do presidente Lula em investir a grana do pré-sal em educação e outras áreas sociais. Isso não interessa a eles. O que lhes interessa é que Lula tá botando pressa demais pára ajudar o povão! Ah esse Lula não tem jeito mesmo!!!
Adriano Pereira
2 de setembro de 2009 às 16:50
gostei do texto. Acho uma pouca vergonha os deputados pedirem mais tempo para votar. O que eles tem de mais importante para fazer. Bora trabalhar ai gente e parar de ficar inventando crise. E o Serra que vá cuidar da segurança pública aqui de São Paulo que ta um lixo.
Paulo Bocatto
4 de setembro de 2009 às 12:16
Espera aí!!! que o pré sal tem que ser votado o quanto antes tudo bem,também concordo,que a oposição vai querer enrolar o máximo possível também entendo.Mas entrar no desespero e votar com máxima urgência já é demais,como os deputados vão votar algo que nem sabem bem o que é? como vão votar num assunto que ninguem domina completamente?? está na cara que o que está em jogo são as próximas eleições,o Lula de um lado querendo eternizar a elite/coronelista/direita do nordeste e centro oeste e do outro o DEM e PSDM querendo desculpas para tomar novamente o poder,enquanto isso o povo que se lasque.O povo??? ahhh..o povo é mero detalhe,que se lasque,o que vale é o poder.