A Direção da UTFPR decidiu acabar com o vestibular e adotar o novo sistema de ingresso baseado no Exame Nacional do Ensino Médio. A Instituição que completa 100 anos usará a partir de agora as notas médias das provas de conhecimentos gerais e redação para aprovação dos estudantes das 11 cidades onde a Universidade se encontra.
A Universidade também colocará 5 novos cursos a disposição dos estudantes: Engenharia Eletrônica (Campo Mourão), Engenharia de Alimentos (Medianeira), Engenharia Ambiental (Medianeira), Engenharia Química (Ponta Grossa) e Ciências da Computação (Ponta Grossa). Devem ser ofertadas 44 vagas em cada um deles.
A medida pode e deve gerar polêmica (apesar que a tendência é que a maior parte ou todas as instituições federais adotem o ENEM). É polêmica além de outros fatores porque troca uma prova por outra (apesar da prova do ENEM ser bem melhor do que a de muitos vestibulares). O bom é que dá a opção de escolher cursos em qualquer uma das cidades que tem UTFPR.
E você o que acha? Deixe sua opinião. Essa matéria foi sugestão de uma leitora. Se você tiver alguma sugestão pode mandar pelo e-mail
[email protected].
É isso!
rafaela rocha
15 de setembro de 2009 às 14:17
Eu li que o estudante pode escolher até cinco opções de cursos, podendo ser em cidades diferentes o mesmo curso, ou até turnos diferentes.
Tá mais fácil estudar na UTFPR!Com a ampliação de cursos, mais estudantes terão acesso. E com a padronização da prova, que é o ENEM, é o inicio do fim dessa historia de 'selecionar os melhores, a universidade publica é para todos, sem medos conservadores de que diminua a qualidade!
Luana Bonone
16 de setembro de 2009 às 1:08
UJS lança concurso de redação "25 anos na ponta do lápis" em comemoração ao aniversário. Participe http://www.ujs.org.br