Depois da denúncia da batida premedidata de Nelsinho Piquet no Gp de Cingapura em 2008, o chefe da equipe Renault de F1, Flávio Briatore e seu diretor geral Pat Saymonds foram demitidos pela montadora. A demissão teria sido motivada além de tudo, pelo vazamento ontem das conversas de rádio da equipe Renault durante a corrida em Cingapura que mostram que a estratégia de Alonso foi mudada com a ciência e aprovação dos dois. Além das conversas já chegou a conhecimento público a telemetria do carro do brasileiro, e seu depoimento a FIA.
A demissão não termina com o caso e o Conselho Mundial de Esporte Motor continuará investigando o caso.
Max Mosley, Presidente da FIA, confirmou o que todos já pensavam: A denúncia sobre o caso partiu nada mais nada menos do Tri-campeão Mundial de F1 Nelson Piquet.
Confira a íntegra do comunicado da Renault:
“A Renault não vai contestar as acusações recentes feitas pela FIA sobre o GP de Cingapura de 2008. A equipe também quer comunicar que Flavio Briatore, chefe do time, e Pat Symonds, diretor-executivo de engenharia, foram demitidos. A equipe não fará mais comentários antes da audiência no Conselho Mundial da FIA em Paris, no dia 21 de setembro.”