A vice-presidente da Associação Casa do Artesão de Campo Mourão, Deviani Paz, vai integrar o Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC). Ela foi escolhida como 1ª suplente da região Sul (a titular é de Santa Catarina), durante Fórum Setorial Nacional de Culturas e Povos Tradicionais, realizado em Pernambuco, de 24 a 29 de novembro.
Segundo Deviani, o CNPC é formado por um colegiado de 30 representantes de todas as regiões do Brasil, do poder público e da sociedade civil. A posse dela, que em princípio estava agendada para esta quarta-feira (16), foi transferida para o primeiro trimestre de 2016.
O CNPC tem a finalidade de propor a formulação de políticas públicas e promover a articulação e o debate entre os diferentes níveis de governo e sociedade civil organizada para o desenvolvimento e fomento de atividades culturais no território nacional.
A Casa do Artesão de Campo Mourão tem um espaço cedido pelo município no Mercadão Municipal, onde são expostos e comercializados artesanatos da cidade e região. A prefeitura estuda ampliar o espaço, na Estação Rodoviária. Atualmente a associação conta com 115 associados, que pagam R$ 10,00 de mensalidade e reúnem-se a cada três meses.