Com a proximidade do início do ano letivo, o Procon de Campo Mourão divulgou uma pesquisa de preços de material escolar realizada em três estabelecimentos do ramo na cidade. Foram pesquisados 45 itens de produtos básicos da lista solicitada pelas escolas.
A maior variação foi verificada no caderno de aritimética da marca Credeal, que custa R$ 0,75 em uma loja e R$ 7,99 em outra, o que representa uma diferença de 965,33%. Segundo a coordenadora do Procon, Kelly Matos Dutra, as empresas fizeram um acordo de garantir os preços dos itens pesquisados até dia 5 de fevereiro (ou enquanto durarem os estoques).
“Para facilitar ainda mais para o consumidor, as empresas pesquisadas também concordaram em colocar os produtos pesquisados num mesmo espaço dentro da loja”, disse Kelly. A lista de preços está disponível no site do município (www.campomourao.pr.gov.br) ou pode ser solicitada no Procon, que fica no primeiro andar da praça de atendimento da prefeitura.
A recomendação do Procon é que o consumidor pesquise os preços, qualidade dos produtos e peça nota fiscal. Outra orientação é ficar atento para os tipos de materiais solicitados, especialmente na rede privada. “As escolas estão proibidas por lei de pediram que os pais comprem material de uso coletivo, como papel sulfite, giz e produtos de higiene, por exemplo”, adverte Kelly.