A partir da próxima segunda-feira, 1º de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão iniciará uma mobilização com visitas a empresas visando a campanha “Hora H” de Combate a Dengue, Zika e Chikungunya, que será desencadeada no sábado, dia 6 de fevereiro, em todo o Estado.
Segundo o coordenador do Comitê Gestor de Combate a Dengue, Carlos Bezerra, as visitas serão realizadas até sexta-feira para estimular uma parada de uma hora nas atividades da empresa. “Nesse tempo os funcionários e proprietários serão convidados a vistoriar o ambiente da empresa visando eliminar qualquer recipiente com água parada e possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti”, justifica.
Na sexta-feira (5), o Sesc e o Senac vão colocar equipes para fazer um mutirão de eliminação de criadouros nos quarteirões vizinhos às respectivas sedes de suas unidades. No dia 6 (sábado), a Secretaria de Saúde vai instalar barracas na área central, com apoio do Sesc e Senac e para conscientizar pedestres e motoristas.
“Todas as secretarias da prefeitura também estarão mobilizadas para vistoriar seus locais de trabalho, inclusive onde houver terrenos baldios e bueiros”, afirma Bezerra, ao acrescentar que a campanha “Hora H” será repetida sempre na primeira semana de cada mês, até maio.
“Estamos buscando apoio da sociedade organizada, nos condomínios e também nas igrejas, para que as pessoas sejam orientadas a levar a sério o combate dessas doenças que podem matar”, completa Bezerra.