Peabiru participa neste sábado, dia 6, da campanha Hora H. Com o slogan “Todos contra o mosquito da Dengue”, o objetivo é convocar os peabiruenses a vistoriar casas e quintais e eliminar criadouros do mosquito aedes aegypti responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.
A campanha faz parte de uma ação conjunta com o Governo do Paraná e ocorrerá, simultaneamente em vários municípios paranaenses. Toda a atividade terá duração de uma hora com início programado para 10 horas da manhã. No período, vários carros de som estarão percorrendo a cidade divulgando a necessidade da limpeza dos quintais e do combate ao mosquito da dengue.
O secretário de Saúde, Adilson Basseto, salienta que a expectativa é que a população aproveite o momento para eliminar todos os locais com possibilidade de desenvolvimento do mosquito e que os peabiruenses também fiscalizem a vizinhança. “Uma das formas de auxiliar na fiscalização é fotografando as irregularidades e comunicar a secretaria sobre o problema para que nossa equipe de endemias possa verificar. Apesar do trabalho diário e contínuo, nossa intenção é aproveitar o dia para chamar a atenção de todos e alertar que é possível vencer o aedes aegyti”, diz.
Basseto expõe que o combate ao mosquito é uma responsabilidade de todos. “O governo municipal e a população tem o dever de fazer o combater juntos. O enfrentamento desta ameaça é coletivo, pois a situação está mais complicada com a possibilidade de transmissão de mais dois vírus”, ressalta.