Um mutirão que contará com a participação de equipes de Servidores Municipais, do Sesc ,do Senac e dos Desbravadores acontece na manhã deste sábado(6) na região central da cidade. O mutirão faz parte da Campanha “Hora H – Todos contra o mosquito da Dengue” do Governo do Estado em parceria com o Município. O objetivo é convocar todos os paranaenses a vistoriar casas e quintais simultaneamente, das 10:00 ás 11:00 da manhã, a fim de eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue, da zika e do chikungunya.
O Estado produziu também um check-list com os principais locais que devem ser verificados pelos moradores. O material que orienta as inspeções está disponível nas secretarias municipais de saúde e pode ser baixado ainda no site da Secretaria Estadual da Saúde (www.saude.pr.gov.br).
A campanha consiste que a população reserve o horário para inspecionar e remover criadouros nos imóveis (residencial ou comercial), espaços públicos, ou mesmo do local onde se encontrar no momento. Também de mostrar ao cidadão onde o mosquito geralmente deposita seus ovos e encontra água parada, condição ideal para a reprodução do inseto.
Após a conclusão de sua ação: o morador deverá ligar e registrar no telefone da Ouvidoria da Saúde 0800 644 8844, ou no 3518 1600, no sábado das 10 horas às 11 horas. A informação poderá ser feita também pelo facebook da prefeitura ou no email:[email protected]
O primeiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (Lira) de 2016 em Campo Mourão foi concluído na última sexta-feira, dia 22 apontando 3,4% de infestação. Mostra que a cada 100 imóveis, 3,4 têm criadouros do mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. Esse resultado coloca o município em situação de médio risco em relação a termos epidemia. Campo Mourão está com 22 casos positivos de dengue e há grande risco de epidemia.