conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Todos

A máquina de Falsificação na Rússia e a invenção da História.

Artigo produzido por esse blogueiro sobre o Massacre de Katyn. Colaboração e orientação  de Raisa Marques.

Esse mês o governo Russo entregou a Polônia mais 20 volumes de documentos relacionados ao caso da execução de oficiais poloneses em Katyn. Esses documentos se juntam a outras 6 caixas com 72 kilos entregue ao governo Polonês em maio ultimo.

A execução destes oficiais é atribuída a tropas soviéticas e não a tropas nazistas, contrariando muitas provas colhidas como, por exemplo, as balas alemãs encontradas nos corpos, as cordas de fabricação alemã amarradas nas mãos de muitos oficiais e principalmente investigações forenses que mostram que as execuções foram realizadas em outono de 1941 (durante o domínio Nazista) e não em 1940 (durante governo soviético) como é tratado.

Outra prova importante de que foram as tropas nazistas que praticaram a execução é a própria memória de Göbbels (foi Ministro do Povo e da Propaganda de Hitler) que afirma que a prova das balas alemãs deveria ser mantida em segredo. Esse caso teria sido montado pelos Nazistas, depois da derrota de Stalingrado em 1943 e depois da Segunda Grande Guerra, acabou por ser a versão oficial.

Acontece que o único documento que veio a publico sobre o assunto, assinado por autoridades russas, é considerado falso por especialistas e desde então nenhum outro foi apresentado. O Governo Putin/Medvedev não quer mostrar os oficiais apenas cópias. A suspeita é que estes documentos entregues pelo governo russo ao polonês também contenham documentos falsificados, buscando fortalecer a campanha anticomunista e antisoviética que se desenvolve na Europa e principalmente na Polônia. Será que estes documentos também são falsificados? Será que existe na Rússia uma fabrica de falsificação de documentos procurando obscurecer a verdade? Essa campanha tem todo o interesse do atual governo russo. Outra questão a ser apontada é a coincidência da entrega dos documentos com o pedido de extradição do separatista tchetcheno Ahmed Zakayev, que está preso agora na Polônia.

O que foi o Massacre de Katyn.

O Massacre de Katyn foi uma execução em massa que teria sido ordenada por autoridades da extinta União Soviética em 1940 (como vimos a muita discussão e provas contra essa versão).

A execução de Katyn segundo a versão oficial teria sido ordenada por Joseph Stalin e mais três membros do Politburo, que teriam mandado assassinar 27.500 poloneses sob a acusação de nacionalismo e de anti-revolucionários.

Essa versão vem sendo bastante contestada. Algumas provas já citamos, outras como a própria falsificação de documentos comprovada também não podem ser deixadas de lado. Também há versões como a do historiador Jukov que explica a origem das sepulturas em massa: nos anos de 41 e 42 foi construído em Smolensk um bunker de Hitler, era costume fuzilar prisioneiros de guerra que participaram da construção de bunkers. Havia também o interesse de Hitler de transformar os soviéticos em monstros, já que os poloneses combatiam os Nazistas ativamente.

Campanha Anticomunista.

A Polonia vive uma intensa campanha anticomunista. Este ano entrou em vigor uma lei que proíbe os símbolos comunistas no país (algo como os símbolos nazistas no resto do mundo, incluindo o Brasil). A lei atribui pena de até dois anos para quem produzir, reproduzir, importar ou gravar qualquer símbolo comunista.

Essa lei mostra a escalada anticomunista na União Européia, principalmente depois do marco dos 20 anos da queda do Muro de Berlim. Mostra também como esta enraizada a versão de que seria a URSS a responsável pelas mortes, mesmo com toda a controvérsia. O Presidente do PC da Polônia se mostrou preocupado com a lei temendo uma escalada de intolerância no país.

Acredito que estes arquivos devam ser abertas a pesquisadores da comunidade internacional, primeiro para que se prove a veracidade dos mesmos e depois para que se faça uma investigação que aponte a realidade mais próxima dos fatos. Um tema desse deve ser tratado com o maior rigor metodológico e histórico, procurando deixar de lado questões políticas e ideológicas. Infelizmente não é isso que vemos, principalmente hoje sendo patrocinado pelos governos russos e polonês.

4 Comentários

4 Comments

  1. Zeca

    27 de setembro de 2010 às 22:51

    Raoni, o artigo ficou muito bom e você tem razão. Necessitamos de saber se esses documentos são verdadeiros ou não e isso vai para além de questões ideologicas. Parabéns.

  2. Osvaldo dos Santos

    28 de setembro de 2010 às 10:48

    Pra mim isso é conversa de quem quer fazer um revisionismo na história e está tendencioso. Isso é tentar esconder ou negar a história, uma história consolidade e conhecida por todos. Acho lamentável.

  3. Renato

    28 de setembro de 2010 às 11:18

    Me desculpe osvaldo mas acho que está equivocado. Primeiro que não há verdades consolidadas em história. Sempre podem existir novos fatos que tragam a tona questões ainda não abordadas. Pelo que vejo é isso que o Raoni está dizendo, havendo muitas provas contra a versão oficial do fato e isso não é pura e simplesmente uma questão ideológica mas de ofício do historiador.

  4. bet365

    30 de setembro de 2010 às 7:08

    Good day!This was a really superb topic!
    I come from milan, I was luck to discover your website in wordpress
    Also I obtain a lot in your Topics really thank your very much i will come later

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença