Nos últimos dias está em circulação na internet, por meio de compartilhamento em redes sociais, uma notícia que fala sobre a situação de emergência em Peabiru no que se refere ao número de casos de dengue.
A fim de esclarecer a situação, o secretário de Saúde, Adilson Basseto, salienta que a informação é antiga e não configura-se como a realidade vivida pelo município no momento. Na verdade, a notícia é de janeiro de 2013, época em que Peabiru enfrentou uma epidemia que atingiu centenas de moradores. No texto compartilhado, o município estaria com 185 casos de dengue confirmados.
Basseto esclarece que atualmente Peabiru possui 38 casos confirmados da doença. O número está publicado no último Boletim Dengue divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, na terça-feira, 19. “Acreditamos que o compartilhamento da notícia tenha partido de pessoas que não se atentaram para a data de publicação do material ou talvez estejam agindo de má fé”, avalia.
Para o secretário, a população pode ficar tranquila que a situação não é de emergência. Mesmo assim, reforça que é necessário continuar a vigilância e a eliminação de todos os locais que possibilitem a proliferação do mosquito aedes aegypti. “Para redução dos casos da doença foi preciso um trabalho intenso no município. Temos equipes percorrendo as casas diariamente com vistoria, conscientização e notificações. O resultado que temos hoje só foi possível devido a atuação conjunta e precisamos que isso continue”, argumenta.