conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Política

Projeto Anti-Lula proíbe candidatos sem diploma, mas Lula tem pelo menos 28 “honoris causa”

Lula

Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada em 15 de março pelo deputado Irajá Abreu (PSD) e assinada por outros 190 parlamentares, prevê a proibição de candidatura a quem não tiver ensino superior.

Na justificativa, Irajá, que é filho da Ministra da Agricultura, Kátia Abreu, diz que o projeto visa “estabelecer um patamar superior” aos representantes do povo e cita também a dificuldade de leitura de alguns parlamentares.

Chama a atenção que o projeto, que de acordo com oposicionistas, poderia prejudicar uma possível volta de Lula ao Palácio do Planalto, foi assinado por nove petistas.

No entanto, o ex-presidente já deixou de ser alguém que não tem nenhum diploma. Só de “doutor honoris causa’, Lula tem pelo menos 28, o que, em tese, teria o mesmo efeito jurídico que um diploma regular.

Exceção 

No entanto, o texto abre uma exceção. Legislando de forma corporativista, o projeto prevê que quem já é Senador, vereador, deputado tanto federal, estadual ou distrital – caso de Brasília – e não possui o diploma do ensino superior, poderia se candidata para o mesmo cargo.

Democracia?

Apesar de, teoricamente, o projeto ser de fácil defesa já que poderia “elevar” o nível dos representantes, como diz a justificativa, a proposta retiraria a possibilidade de candidatura de boa parte da população brasileira, que atualmente não tem acesso ao ensino superior. É uma discussão interessante sob o ponto de vista da democracia e da representação popular.

 

1 Comentário

1 Comentário

  1. Mãe de aluno

    28 de abril de 2016 às 20:25

    Vindo da assembléia que votou o golpe não é de se admirar. Eles já rasgaram a Constituição Federal dia 17/04, agora estão fazendo valer todos os brilhantes projetos inconstitucionais que imaginarem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Comcam

Dois policiais militares ficaram feridos. O suspeito conseguiu fugir.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença