A campanha de vacinação contra a gripe no Paraná terá cinco dias a mais. Diferente de outros estados, os 399 municípios paranaenses iniciaram a imunização da população antes do período anunciado nacionalmente. Pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres com pós-parto de até 45 dias, doentes crônicos, profissionais de saúde, indígenas, trabalhadores e detentos do sistema prisional são os beneficiados com a ação e já estão recebendo a vacina gratuitamente.
No último sábado, 30 de abril, como parte das ações da campanha, a secretaria municipal de Saúde realizou o Dia D. O público-alvo foi atendido em horário especial, das 8 às 17 horas, na Unidade Básica de Saúde (UBS), que funciona no mesmo prédio do Pronto Atendimento.
Desde o início da campanha já foram vacinadas mais de duas mil pessoas do grupo de risco. A quantidade equivale a mais de 60% da meta do município. Um saldo positivo, conforme avaliam o secretário de Saúde, Adilson Basseto, e o prefeito, Claudinei Antonio Minchio, que acompanharam os trabalhos da equipe e conversaram com os munícipes.
Devido o alto número de imunizados no período e o atraso na entrega de novas doses pelo Ministério da Saúde, o município está com falta do medicamento para continuar a vacinação. No entanto, como esclarece Basseto, é uma falta generalizada em todos os municípios brasileiros e que deve ser regularizada nos próximos dias. “A situação também atingiu os demais municípios, mas a campanha vai até o dia 20 de maio. Estamos em contato com o Ministério da Saúde cobrando as doses, mas peabiruenses podem ficar tranquilos que atenderemos todo o público-alvo”, completa.