conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Todos

Mourãoenses no ciclo de estudos “Bandeirantes”

Acontece nesta quarta-feira, dia 29, em Curitiba, a posse dos mourãoenses Edson Noriyuki Yokoo e André Felipe Pereira Martins como membros do Círculo de Estudos “Bandeirantes”. A solenidade acontece às 20 horas, na sede da entidade, situada na Avenida 15 de novembro, n.º 1050, nas proximidades do Teatro Guaira.

Edson Yokoo é professor na Fecilcam e vice-chefe do Departamento de Geografia da instituição. André Martins foi Representante Distrital de Interact (2008-2009). Atualmente é acadêmico do curso de jornalismo na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O Círculo de Estudos Bandeirantes foi instituído com a finalidade de incentivar o estudo, a pesquisa e a divulgação da cultura brasileira e paranaense e a produção intelectual de seus membros. O historiador Jair Elias dos Santos Júnior foi o primeiro mourãoense a integrar a entidade. A posse dele ocorreu em 2007.

No seu Estatuto aprovado no dia 2 de abril de 1987, o Círculo de Estudos Bandeirantes foi agregado à Pontifícia Universidade Católica do Paraná, funciona como unidade complementar dessa instituição universitária, na qualidade de órgão cultural (§ 1º do Art. 1º). É mantido pela Associação Paranaense de Cultura, mantenedora da PUCPR.

O acervo bibliográfico do Círculo de Estudos Bandeirantes assegura ao pesquisador centenas de obras raras dos séculos XIX, XX e algumas do século XVII. A seção paranaense integra mais de 150 volumes e diversas pacotilhas de documentos referentes ao Paraná de 1880 a 1900 e o acervo de documentos do ex-governador Bento Munhoz da Rocha Netto.

A entidade foi fundado no dia 12 de setembro de 1929, pelos onze jovens idealistas: Antônio de Paula Rodrigues, Benedicto Nicolau dos Santos, Bento Munhoz da Rocha Netto, Carlos Araújo de Brito Pereira, José de Sá Nunes, José Farani Mansur Guérios, José Loureiro, Padre Luiz Gonzaga Miele, Pedro Ribeiro Macedo da Costa e Valdemiro Augusto Teixeira de Freitas.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença