Segundo matéria publicada pelo jornal Gazeta do Povo, cinco deputados estaduais do Paraná, em três meses, gastaram o valor de R$ 106 mil reais em viagens para a Ásia e Europa.
Os deputados que fizeram as viagens foram: Paulo Litro (PSDB), Tião Medeiros (PTB), Marcio Nunes (PSD), Guto Silva (PSD) e Alexandre Guimarães (PSD). De acordo com a reportagem e com a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná, as viagens seguem procedimento legal e a ALEP procura de todas as formas diminuir as despesas.
Os parlamentares paranaenses foram representar a Assembleia em eventos no Japão, Espanha, Rússia, China, Coreia do Sul e Bélgica.
Regras para as viagens
As diárias de viagens e as passagens aéreas são pagas “exclusivamente a servidores em missão oficial, ou seja, que são designados a prestar serviços ao Legislativo em municípios fora dos limites da capital paranaense e da região metropolitana de Curitiba”. Além disso, os valores das diárias variam de acordo com o nível do funcionário.
Temas relevantes
Segundo a assessoria da ALEP e dos parlamentares, todas as viagens foram realizadas para debater temas relevantes ou ainda buscar recursos para o estado, através de cooperação até mesmo com iniciativas público-privadas.
*
Ajuste fiscal, política de austeridade, para quem?